A última cartada da RIM, digo, da BlackBerry é o BlackBerry 10: um sistema operacional totalmente novo, recheado de recursos diferentes e soluções inteligentes para situações do dia a dia. Vai emplacar? Impossível dizer. Mas que há potencial ali, isso sim. Além dos recursos mais chamativos, já conhecidos há meses, a apresentação do sistema e dos aparelhos Z10 e Q10, em Nova York, mostrou novidades.

É tudo sobre apps

Thorsen Heins disse que o BlackBerry 10 estreia com “o maior acervo de apps no lançamento de todas as plataformas”. E são muitos apps mesmo: 70 mil. Mas além do número, que impressiona, destaca-se ainda mais o rol de apps de primeira que já estarão disponíveis logo de cara nos smartphones BB10.

Skype? Sim. Facebook? Sim. Twitter, Foursquare, LinkedIn, WhatsApp? Todos lá. Angry Birds? Serve a última versão, baseada no universo Star Wars? Tem outros joguinhos também (flagramos Where’s My Water e Asphalt 7). A vídeo conferência rola pelo app ooVoo, com imagens em alta definição e troca de mensagens. Usuários corporativos também não ficarão desamparados: existe um app da SAP e outros tantos devem estar na boca do forno. Também tem app do Kindle e vários de jornais e revistas consagrados.

Além desse time de peso em apps, serviços bastante populares estarão embutidos no sistema. No HUB, espécie de lista de contatos bombada do BB10, dados do LinkedIn, Twitter e Facebook integrarão automaticamente os perfis dos seus contatos. No Remember, um tipo de caderno de anotações com suporte a checklists, notas em áudio e integração com email e navegador, viu-se o ícone do Evernote.

Evernote no BlackBerry Remember.

Curiosidade: alguns desses apps, como o do Facebook e do Twitter, foram feitos pela BlackBerry. A estratégia é semelhante à da Nokia, e embora tenha seus benefícios (apps melhor adaptados ao sistema e à identidade visual), às vezes eles demoram a ganhar novos recursos que aparecem nos apps mantidos pelos próprios serviços. A conferir.

Compartilhamento de tela

Compartilhamento de tela.

Durante vídeo chamadas será possível compartilhar a tela. Durante a demonstração, o pessoal que estava fazendo o anúncio em Nova York conversava com um cara, da BlackBerry, em Londres, e no meio do bate-papo a tela do primeiro aparelho foi compartilhada com o segundo. Mas não é uma atividade meramente passiva; é possível conceder o controle total do seu aparelho para outra pessoa via conferência. O cara de Londres estava mexendo no aparelho de Nova York, com um oceano entre eles.

Em computadores isso é uma mão na roda — para instalar o Skype, ou remover aquelas barras de aplicativos do Internet Explorer dos seus pais, por exemplo. Em smartphones esse tipo de demanda não existe (e assim torcemos para que continue). É um feito e tanto do ponto de vista técnico, mas ainda precisa provar a sua utilidade.

Editor de fotos com filtros

Filtros

A essa altura seria mais surpreendente se o editor de fotos nativo do BlackBerry 10 viesse sem filtros. Mas é isso: a exemplo do Instagram, Twitter e até Android, o BB10 também possui filtros nativos para dar aquele toque retrô às suas fotos.

A forma de aplicação, no entanto, é curiosa: cada filtro possui um botão que, na realidade, é um slider. Arraste-o para cima, e você verá a imagem se modificando em tempo real.

Ainda achamos aquele esquema da câmera que permite selecionar a melhor expressão de uma pessoa na foto mais sensacional (embora ele seja um modo especial da câmera, não algo nativo/natural), mas enfim, aí está. Filtros. Quem precisa de Instagram?

Story Maker

BlackBerry Story Maker

Se você achava que o Windows Movie Maker era o cúmulo da preguiça, esse tal de BlackBerry Story Maker o fará rever seus conceitos. O programinha da Microsoft permite colar fotos e vídeos e colocar uma trilha sonora de forma bem, mas bem fácil. O Story Maker do BB10 faz tudo isso automaticamente. Cabe ao usuário apenas selecionar as fotos e vídeos que quiser e, depois, uma música legal. Vídeo finalizado. Torça para aquela sua tia que adora PPTs motivacionais e manda pelo menos uns três por dia para o seu email não comprar um BlackBerry 10.

O BlackBerry 10 fará a sua estreia nos smartphones Z10 e Q10, com lançamento marcado para março, nos EUA. Essas últimas novidades reveladas, mais o batalhão de apps anunciados, empolgaram você?