O Android tem um player de música padrão que até funciona, mas que é muito básico. Felizmente, você pode obter funções como recomendações de músicas, letras, integração com rádio online e melhor interface apenas baixando alternativas gratuitas no Android Market. O Lifehacker comparou quatro alternativas para você, inclusive com demonstração em vídeo. Veja qual o melhor para você:

Os quatro apps são o MixZing, Meridian, TuneWiki e Cubed. O grande diferencial do MixZing é a função de recomendações, semelhante ao Genius do iTunes: você escuta uma música e o app cria uma playlist a partir dela. Daí basta escolher quais você quer na playlist, e quais não. Ele também tem equalizador, mas segundo o Lifehacker ele consome muita bateria e tem poucos presets, então não valeria a pena usá-lo.

O Meridian oferece suporte a arquivos FLAC, baixa letras de música, tem editor de tags ID3 (dá pra editar o nome do artista ou álbum no próprio app) e tem suporte a pastas – além de organizar suas músicas por artista, gênero etc., você pode tocar todas as músicas de uma pasta, o que é útil se você tiver várias músicas avulsas em uma pasta, por exemplo.

O TuneWiki, segundo o Lifehacker, "é perfeito para quem gosta de explorar suas músicas". Isso porque você pode ver mais informações sobre  artista, ouvir rádio online (como ShoutCast e Last.fm), procurar músicas no YouTube direto no app e participar da comunidade TuneWiki.

Por fim, o Cubed, que já mencionamos aqui, se destaca pela bela interface – girando um cubo para navegar entre artistas e álbuns – e pela forma diferente como cria playlists: quando você seleciona a primeira música, ela começa a tocar; mas quando você seleciona outras, elas são colocadas na fila para serem reproduzidas depois (em vez de tocarem imediatamente).

Você pode ver as demonstrações em vídeo dos quatro apps na playlist abaixo, e mais detalhes dos apps no Lifehacker. Estas são as quatro escolhas do Lifehacker, mas claro que o Android tem várias outras alternativas – a que mais fez falta nesta lista foi o DoubleTwist, app de música que complementa um programa para Windows e Mac que funciona de forma semelhante ao iTunes. Os links para os quatro apps no site AppBrain seguem abaixo; se preferir, procure pelo nome no Android Market.

MixZingMeridian PioneerTuneWikiCubed (ou procure por "abrantes" no Market) [via Lifehacker]