A Wikipédia é provavelmente a jornada colaborativa mais impressionante da história, mas se você acha que toda pequena edição é feita no porão escuro de algum voluntário, você está bem, bem errado. A Wikipédia depende de um exército de robôs para manter a qualidade dos artigos alta e os trolls longe.

A BBC deu uma olhada nos robôs que ficam por trás das cortinas da gigantes enciclopédia. Veja o ClueBot NG, que é usado para detectar vandalismos na Wikipédia. É um programa sofisticado administrado por cinco voluntários que usa algoritmos (não uma lista de palavrões) para detectar quando uma edição ilegítima é feita a um artigo. De acordo com os desenvolvedores, o ClueBot NG pega 55% de todas as violações. Nada mau!

Esses bots são tão antigos quanto a Wikipédia em si e são absolutamente necessários para a sua continuidade. A enciclopédia cresce a cada dia e como já comentamos, a quantidade de editores e administradores humanos vem caindo. Talvez seja um pouco assustador que robôs tenham tanto controle, mas como diz a BBC, eles não podem escrever artigos e apenas administradores com altos privilégios podem enviar robôs para destruir artigos inteiros. Sim. Claro. MAS O QUE ACONTECE QUANDO ELES GANHAREM CONSCIÊNCIA? [BBC]