Você não precisa ser grande para ser impressionante. Este trio de CubeSats, lançados da Estação Espacial Internacional (ISS), chamam a atenção mesmo sendo minúsculos, flutuando no éter infinito.

Esta imagem foi tuitada por Chris Hadfield, que logo será o comandante da ISS. Os CubeSats da foto têm apenas 10cm de lado, e foram lançados como parte de uma demonstração da Agência Espacial Japonesa, a JAXA.



Seu tamanho reduzido ajuda a baixar os custos para menos de US$100.000 cada, o que é muito barato em se tratando de satélites.

São três satélites. O F-1 terá a missão de sobreviver no espaço, medindo temperatura e dados magnéticos, enquanto tira fotos da Terra. O TechEdSat leva um transmissor de rádio para uma experiência de comunicação no espaço. E o FITSAT-1 vai usar LEDs para exibir uma mensagem em código Morse à noite, que os terráqueos poderão ver – o satélite já apareceu no Japão, e talvez passe pelo Brasil.

Mesmo pequenos, eles são muito interessantes de se ver, principalmente em contraste com o satélite gigantesco atrás deles. Você pode encontrar a imagem em tamanho maior, para papel de parede, aqui: [NASA via Chris Hadfield]