_Espaço

Os satélites mais adoráveis do mundo cabem na palma da sua mão

Você não precisa ser grande para ser impressionante. Este trio de CubeSats, lançados da Estação Espacial Internacional (ISS), chamam a atenção mesmo sendo minúsculos, flutuando no éter infinito. Esta imagem foi tuitada por Chris Hadfield, que logo será o comandante da ISS. Os CubeSats da foto têm apenas 10cm de lado, e foram lançados como […]

Você não precisa ser grande para ser impressionante. Este trio de CubeSats, lançados da Estação Espacial Internacional (ISS), chamam a atenção mesmo sendo minúsculos, flutuando no éter infinito.

Esta imagem foi tuitada por Chris Hadfield, que logo será o comandante da ISS. Os CubeSats da foto têm apenas 10cm de lado, e foram lançados como parte de uma demonstração da Agência Espacial Japonesa, a JAXA.

Seu tamanho reduzido ajuda a baixar os custos para menos de US$100.000 cada, o que é muito barato em se tratando de satélites.

São três satélites. O F-1 terá a missão de sobreviver no espaço, medindo temperatura e dados magnéticos, enquanto tira fotos da Terra. O TechEdSat leva um transmissor de rádio para uma experiência de comunicação no espaço. E o FITSAT-1 vai usar LEDs para exibir uma mensagem em código Morse à noite, que os terráqueos poderão ver – o satélite já apareceu no Japão, e talvez passe pelo Brasil.

Mesmo pequenos, eles são muito interessantes de se ver, principalmente em contraste com o satélite gigantesco atrás deles. Você pode encontrar a imagem em tamanho maior, para papel de parede, aqui: [NASA via Chris Hadfield]

Sair da versão mobile