É hoje a estreia no Brasil de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, a conclusão da trilogia épica de Christopher Nolan. O inglês redefiniu o Batman, herói este que já passou por muitas fases, estilos, histórias mirabolantes e… claro, uniformes.

A Atlantic compilou uma lista com os bat-uniformes que Bruce Wayne já vestiu ao longo dos seus 73 anos de carreira e nós pescamos os mais curiosos e/ou legais aqui.

1939: a primeira aparição

A primeira aparição do Batman, em 1939.

A primeira aparição do Morcegão foi na Detective Comics #27, em maio de 1939. O herói, criado por Bob Kane com uma ajudinha camarada de Bill Finger na composição de detalhes, tinha uma roupa à prova de balas, luvas roxas (!?) e uma fivelona de fazer inveja a muito cowboy. Poderia ser pior: nos primeiros esboços de Kane, Batman tinha uma máscara parecida com a do Robin e detalhes em vermelho no seu uniforme.

1943-1949: Batman na TV

Batman na TV, em 1943.

Se você achava que o Batman de Adam West era constrangedor, veja este do primeiro seriado para a TV do personagem. Muitas fantasias de Batman para essas festas malucas de hoje se saem melhor do que a indumentária de Lewis Wilson.

1960: Batman zebrinha

Batman zebrinha.

No combate com Zebra-Man, o Batman ficou assim, com esse visual fashion de zebrinha. Até onde sabemos, isso só aconteceu uma vez — ufa!

Anos 1980/1990: O Batman que todos conhecemos

Batman tradicional.

Cinto de utilidades, detalhes azuis, oval amarelo no peito. O Batman moleque, o Batman de várzea.

1986: O Cavaleiro das Trevas

The Dark Knight.

O Batman, da obra máxima de Frank Miller. A história traz um Bruce Wayne já velhão e experiente, e um dos uniformes mais sérios e bacanas da história do personagem.

1989: Batman, o filme

Batman de Tim Burton.

Para delírio da galera, Batman no cinema! A primeira adaptação para as telonas veio pelas mãos de Tim Burton e, curiosamente, não tinha Johnny Depp no papel principal. Para encarnar o Homem-Morcego, o baixinho Michael Keaton. Reza a lenda que ele usava um sapato com salto durante as filmagens. Bônus: Jack Nicholson pra lá de fanfarrão no papel de Coringa.

1992-1995: Batman dos desenhos

Batman dos desenhos.

A série animada do Batman fez bastante sucesso (porque era legal, diz aí!) e impregnou nas mentes da molecada dos anos 1990 esse uniforme bem simples e mais sério — e a voz indefectível de Márcio Seixas. Esse visual se estendeu para outros desenhos da DC Comics, como Liga da Justiça.

1997: Mamilos, digo, polêmica!

Batman pagando peitinho.

Joel Schumacher, seu sacana.

2005: Batman Begins

Batman Begins.

Nolan trouxe um uniforme quase que totalmente negro, com o cinto de utilidades dourado e… bem, e só. Para um cara que ataca às escondidas, fica nas sombras e faz disso uma das suas principais armas, faz muito sentido essa roupa.

2008: The Dark Knight

The Dark Knight.

Na sequência do filme, Batman ganhou um uniforme mais leve, mas mais suscetível a tiros e cortes. Uns dizem que a Warner fez isso para vender mais bonecos do Batman para a meninada, mas no roteiro fez todo o sentido.

2009: Os Bravos e os Destemidos

Brave and the Bold.

Esse desenho é divertidão. Pegaram histórias clássicas e surreais e colocaram o Batman nela. É totalmente descompromissado, viajado e com um traço (e uniformes) que remete aos anos 1960. Assista!

2012: O atual

Earth One.

Não acompanho quadrinhos, mas este parece ser o atual uniforme do Batman. Esse modelito é do arco Earth One.

***

Esses são apenas alguns dos uniformes do Batman. Comentem aí outros memoráveis e, se quiser ver outros tantos, siga o link para a galeria da Atlantic. [Atlantic]