_Cultura

Oscar 2022: cerimônia será reduzida por queda de audiência

Entregas de 8 categorias menos badaladas serão gravadas antes do evento e inseridas durante a transmissão. Mudança é considerada vital para a sobrevivência do prêmio, que teve sua pior audiência no ano passado

Oscar

O Oscar 2022 vai começar antes mesmo da transmissão ao vivo. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação, anunciou que oito das 23 categorias do prêmio não serão entregues durante a cerimônia, que acontece no dia 27 de março.

Segundo informações do site Deadline, as entregas dos prêmios menos badalados serão gravadas antes do evento e inseridas durante a transmissão, como já acontece em outras premiações de cinema e música. 

Segundo a publicação, um comunicado foi enviado aos indicados e membros da Academia nesta terça-feira (22) informando as mudanças na transmissão deste ano. As outras 15 categorias, como melhor filme, melhor ator, atriz e direção, continuam na programação para serem anunciadas ao vivo.

Segundo a publicação, as categorias que serão anunciadas antes do evento ao vivo são:

A academia explica que a decisão visa deixar a cerimônia mais dinâmica, menos cansativa e atrair mais público, já que a audiência do Oscar têm registrado quedas nos últimos anos. Por isso, a premiação promete dar maior prioridade às performances musicais na cerimônia de 2022, com o desejo de aumentar o engajamento, após edição de 2021 apresentar a pior audiência da história.

“Reconhecemos que [o Oscar] é um programa de televisão ao vivo e devemos priorizar a audiência televisiva para aumentar o engajamento dos espectadores e manter o programa vital, e relevante”, escreveu David Rubin, presidente da academia, em um comunicado. Segundo Rubin, as mudanças são necessárias para a saúde futura do Oscar.

Além disso, os organizadores ressaltam que as categorias não estão sendo “deixadas de lado”, e que os vencedores terão um momento de comemoração, que será gravado e transmitido na TV. A ideia é que os oito prêmios sejam entregues na frente da plateia no Dolby Theatre, antes do começo da cerimônia ao vivo.

A apresentação e os discursos dos oito primeiros vencedores serão editados e apresentados durante a transmissão ao vivo. O Deadline afirma que a Academia deve avaliar se o novo formato vai realmente funcionar, e só depois tomará uma decisão sobre as próximas cerimônias. Ainda não há informações se a decisão é definitiva. 

A 94ª edição do Oscar acontece em 27 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles. No Brasil, o evento está fora da TV Aberta e terá transmissão na íntegra apenas para os assinantes do GloboPlay. Na TV paga, a cerimônia será exibido pela TNT. 

Sair da versão mobile