O Oscar 2022 está fora da TV aberta. A Rede Globo abriu mão dos direitos de exibição da cerimônia e não levará o evento para TV aberta. Detentora do Oscar desde os anos 1970, neste ano, vai exibir a premiação apenas no Globoplay.

Porém, a emissora carioca ainda não divulgou detalhes sobre a transmissão no serviço de streaming. Na TV paga, o evento será exibido pelos canais TNT e TNT Séries. A informação é da jornalista Cristina Padiglione, da Folha de São Paulo

A Globo se tornou a casa da premiação no Brasil. Vale lembrar que a emissora sempre priorizou as transmissões de seus programas como Fantástico e Big Brother Brasil, por isso a honraria  era exibida pela metade na maioria das vezes. 

Em 2020, por exemplo, a Globo optou pela exibição de uma partida de futebol pré-olímpico entre as seleções de Brasil e Argentina, e no ano passado, a premiação foi ao ar apenas após o paredão do “BBB 21”. O evento será transmitido na Globoplay.

Ainda segundo a colunista da Folha, o Oscar não mostra condições de ser um bom investimento na televisão aberta com o dólar negociado na casa dos R$ 5,23. Vender um patrocínio capaz de pagar pelos direitos do evento é praticamente inviável.

No ano passado, a plataforma de streaming da Globo foi muito elogiada por promover uma transmissão à parte da exibida pela emissora. Na ocasião, os humoristas Marcelo Adnet, Paulo Vieira e Luciana Paes apresentaram o evento, enquanto na TV aberta a atração contava com Maria Beltrão, Dira Paes e Artur Xexéo. 

A 94ª edição do Oscar acontece em 27 de março, no tradicional palco do Teatro Dolby, em Los Angeles. A entrega dos prêmios será feita em uma cerimônia presencial.