_Cultura

Oscar 2022: Will Smith pode perder estatueta após tapa em Chris Rock?

Smith recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Ator pela atuação no filme “King Richard: Criando Campeãs”. Entenda o que especialistas de Hollywood argumentam sobre o caso

Will Smith

O assunto mais comentado nas redes sociais desde a noite do último domingo (27) é o tapa que o ator Will Smith deu no comediante Chris Rock

Rock, que apresentava o prêmio de melhor documentário, fez piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher do ator, que tem alopecia, uma doença que causa a queda de cabelo. Após a agressão, Will recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Ator pela atuação no filme “King Richard: Criando Campeãs”. 

Porém, Will Smith pode ter de devolver o tão aguardado prêmio para a Academia por conta do incidente com o comediante, disseram especialistas da indústria cinematográfica ao The New York Post.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no domingo (27) no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um regulamento extremamente rígido, que exige um código de conduta de convidados e premiados. 

Uma fonte do alto escalão de Hollywood disse ao NY Post que a situação poderia resultar em uma punição severa para Will Smith: “Foi basicamente uma agressão. Todo mundo ficou simplesmente chocado, foi desconfortável,” detalhou. “Eu acho que o Will não gostaria de ter que devolver seu Oscar, mas vamos ver o que acontecerá agora.” 

Ainda que não tenha falado sobre a devolução do prêmio, a conta oficial do Oscar tuitou a seguinte mensagem: “A Academia não apoia a violência em nenhuma forma. Nesta noite nós estamos encantados em celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem o momento de reconhecimento dos seus pares e amantes de filmes ao redor do mundo.”

O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria do cinema, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”.

Mesmo em meio à polêmica, Chris Rock se recusou a fazer um boletim de ocorrência depois de levar um tapa de Will Smith, segundo informações da Variety. A polícia de Los Angeles confirmou a decisão do comediante em um comunicado: 

“As entidades investigativas do departamento estão cientes de um incidente entre dois indivíduos durante o programa do Oscar. O incidente envolveu um indivíduo batendo em outro. O indivíduo envolvido se recusou a registrar um boletim de ocorrência. Se a parte envolvida desejar um relatório policial em uma data posterior, a polícia de Los Angeles estará disponível para concluir um relatório de investigação”.

Apesar da Polícia de Los Angeles se colocar a postos para iniciar uma investigação caso Chris Rock preste uma queixa, não há nenhuma atualização oficial sobre o caso.

Ainda que o NY Post tenha entrado em contato com a Academia do Oscar para averiguar o caso, não houve uma resposta se Will realmente perderá sua estatueta por conta do tapa em Rock.

Sair da versão mobile