O XMPP é um protocolo aberto para serviços de mensagens. Ele permite que você não fique preso a um software para bater papo com seus amigos: por exemplo, você pode acessar o chat do Facebook ou o Google Talk através do Outlook.com. Infelizmente, isso vai acabar em breve: Facebook e Google estão matando o XMPP.

A Microsoft anunciou que vai retirar o suporte ao chat do Facebook e ao Google Talk “nas próximas semanas”, basicamente porque não tem alternativa. Em comunicado ao ZDNet, um porta-voz da empresa diz:

A maioria dos usuários do Outlook.com já prefere usar o Skype para conversar, e nós vemos isso como uma ótima opção para quem for impactado pela decisão do Google de encerrar o GTalk e as APIs associadas, ou pela recente depreciação do Facebook Chat para o Outlook.com.

Vamos por partes: o Google anunciou que o GTalk para Windows seria descontinuado em 23 de fevereiro. Mayur Kamat, gerente de produto do Google Voice e Hangouts, explica que você ainda pode usar o GTalk através de clientes para terceiros, como o Trillian ou Pidgin – eles não foram afetados por enquanto. Mas a Microsoft resolveu se antecipar e remover o suporte de vez no Outlook.com.

Enquanto isso, o Facebook avisa que removerá o suporte a XMPP em 30 de abril. Ou seja, não será possível acessar o chat através de alternativas de terceiros, como o Pidgin ou o próprio Outlook.com – você terá que usar o Messenger ou entrar em facebook.com. Novamente, a Microsoft resolveu se antecipar e remover o suporte ao chat.

Por que Google e Facebook estão desistindo do XMPP? Bem, esse protocolo permite uma comunicação descentralizada entre as pessoas na internet, e como diz o desenvolvedor web Lukasz Wojcik, isso “é cada vez menos provável de acontecer”.

Em vez disso, as gigantes de tecnologia estão nos restringindo a “ilhas” de comunicação controladas diretamente por elas. Você só pode usar o WhatsApp no aplicativo oficial; só pode usar o Hangouts em apps criados pelo Google; e só poderá usar o Messenger (depois de abril) em aplicativos do Faceboook.

Como alternativa, a Microsoft sugere usar… o Skype, outro serviço fechado de mensagens. O MSN/Windows Live Messenger tinha suporte a XMPP, mas foi desativado há alguns anos. [ZDNet]

Imagem por Microsoft