Ovi Store, loja de aplicativos para aparelhos da Nokia, finalmente está no ar. Ainda não há a opção de idioma português, mas já testei e ela funciona com números do Brasil. Quem  é bom fuçador sabe que já há centenas de programinhas bacanas para S60 e S40 (os sistemas dos atuais aparelhos da Nokia) por aí, mas ter tudo junto, numa interface bonitinha, parece melhor. A empresa finlandesa tem planos ambiciosos com o novo serviço.

Mas por enquanto ainda há pouca coisa. Procurei aplicativos para o 5800 e só achei menos de 100 opções. Mesmo contando um monte de leitores de RSS customizados (para as notícias da AP ou da NME, por exemplo) e alguns papéis-de-parede jogados no meio. A descrição está bacana, com espaço pro pessoal avaliar. Alguns problemas: provavelmente pelo excesso de tráfego, o serviço é terrivelmente lento; o seu perfil é atrelado a apenas um aparelho – se você tiver mais de um, azar; quando você compra e pede para enviar o aplicativo ao celular (por SMS), você recebe uma mensagem com um link de internet, e é necessário fazer todo o login e clicar em download de novo. Seria melhor uma forma mais direta.

Mas acho que a coisa tem tudo para dar certo. Já há programas sensacionais espalhados por aí, e essa lojinha vai ajudar muito. A Nokia acredita que a Ovi Store vá bater a App Store da Apple (atualmente com 35 mil programas, 2% deles relacionados a flatulências) em pouco tempo. Não duvido. Basta a eles aplicarem uma contagem maluca: se o papel de parede de Star Trek for considerado um "aplicativo" e cada versão para cada aparelho (há dezenas, só no Brasil) for contada individualmente, bingo!

Última coisa: em alguns países é possível comprar aplicativos com cobrança na conta telefônica. No Brasil, ainda não temos essa opção. Aliás, ainda não temos notícia de quando a Ovi será em português ou aparecerão mais aplicativos voltados ao usuário local. O release enviado pela Nokia Brasil hoje falava da parceria com a AT&T. Mas assim que tivermos updates, colocamos aqui.