_Espaço

Por que estes Pac-Men misteriosos aparecem nas luas de Saturno?

Depois de descobrir imagens do Pac-Man na Estrela da Morte – também conhecida como Mimas, uma das luas de Saturno – a NASA encontrou um novo Pac-Man, agora na lua Tétis. E eles ainda não sabem por que essas formas aparecem, mas têm uma teoria: Cientistas teorizam que o Pac-Man térmico nas luas de Saturno […]

Depois de descobrir imagens do Pac-Man na Estrela da Morte – também conhecida como Mimas, uma das luas de Saturno – a NASA encontrou um novo Pac-Man, agora na lua Tétis. E eles ainda não sabem por que essas formas aparecem, mas têm uma teoria:

Cientistas teorizam que o Pac-Man térmico nas luas de Saturno ocorre por causa de elétrons de alta energia que bombardeiam baixas latitudes em um dos lados da lua enquanto ela orbita ao redor de Saturno, transformando uma superfície macia em gelo compactado. Como resultado, a superfície alterada não se aquece rapidamente com a luz solar nem esfria rapidamente durante a noite quanto o resto da superfície, semelhante à forma como um passeio na calçada perto da praia parece mais fria durante o dia, mas mais quente durante a noite em comparação com a areia.

Basicamente, os cientistas acreditam que parte da superfície das luas de Saturno são transformadas em gelo, que não muda rápido de temperatura – nem durante o dia, nem à noite. No entanto, o restante da superfície muda de temperatura. Isso geraria a diferença nas análises térmicas que cria a imagem do Pac-Man.

O mais surpreendente sobre o Pac-Man de Tétis é que ele também aparece em imagens de luz visível, não apenas análises térmicas. Eu não posso esperar até descobrirem um Mario pulando em Titan.  [NASA]

Sair da versão mobile