É difícil imaginar um game que tenha ficado tanto tempo em telas ao redor do mundo quanto o Paciência da Microsoft, que foi lançado com o Windows 3.0, em 1990. Ele é a principal distração para procrastinadores há quase três décadas e finalmente está sendo homenageado com seu lugar de direito no World Video Game Hall of Fame.

Hoje, o The Strong’s National Museum of Play anunciou oficialmente todos os incluídos de 2019 no World Video Game Hall of Fame. Neste ano, o Windows Solitaire (Paciência) estará acompanhado por Super Mario Kart, Mortal Kombat e Colossal Cave Adventure, um jogo de 1976 que abriu o caminho para os atuais jogos baseados em fantasia.

Mortal Kombat e Super Mario Kart também tiveram grandes influências em suas respectivas categorias.

Os jogos de corrida que se concentram em coletar itens e armas divertidas rapidamente passaram a dividir um espaço que antes era restrito aos simuladores de corrida tradicionais, que se baseiam no realismo.

Já o Mortal Kombat não só abriu caminho para as gratuitas e controversas imagens de violência nos jogos modernos como também foi parcialmente responsável pela criação do Entertainment Software Rating Board (ESRB), órgão responsável por avaliar e colocar classificações etárias em jogos, em 1994.

Captura de tela do jogo Paciência no Windows 3.0Foto: World Video Game Hall of Fame

Quanto ao Paciência, a Microsoft afirma que cerca de 35 bilhões de mãos são carteadas por ano através do sistema operacional (a Microsoft rastreia nossa procrastinação?), mas números sobre quantos jogadores realmente chegam a ver aquela hipnótica animação de cartas saltando pela tela são desconhecidos.

E quem ficou de fora este ano? Infelizmente, fãs de Half-Life, Asteroids, Dance Dance Revolution, Call of Duty, Ms. Pac-Man, King’s Quest, Metroid e Minecraft terão que esperar até 2020, até que os finalistas tenham outra chance de entrar no hall da fama.