A novela de idas, vindas e desencontros da liberação dos pagamentos por WhatsApp no Brasil parece ter chegado ao fim. O serviço de pagamentos do mensageiro começou a ser disponibilizado para alguns usuários nesta terça-feira. Por enquanto, ele estará disponível para clientes de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Next, Nubank, Banco Inter, Mercado Pago, Sicredi e Woop Sicredi com cartões de débito, pré-pagos ou combo das bandeiras Visa e Mastercard.

A função não vai chegar para todo mundo neste primeiro momento — apenas uma pequena fatia dos usuários do WhatsApp terão acesso às transferências. Segundo o UOL, a empresa não revelou qual a porcentagem de usuários que vai receber este recurso. Por aqui, ele ainda não apareceu. Também é importante notar que só será possível usar cartões pré-pagos ou no débito neste primeiro momento — nada de passar no crédito, portanto.

O processo para fazer uma transferência é bem parecido com o de enviar uma foto ou um arquivo — basta tocar no clipezinho (Android) ou no sinal de “mais” (iOS) e escolher a opção “Pagamento”. Na primeira transação, será necessário preencher um cadastro com os dados do cartão e criar uma senha de seis dígitos ou usar a impressão digital para autorizar as operações. Os pagamentos são processados usando o Facebook Pay e a Cielo e não há cobrança de taxas nas transferências feitas entre pessoas físicas.

Assine a newsletter do Gizmodo

O caminho até a liberação do serviço foi bastante longo. O WhatsApp anunciou a novidade em junho de 2020, mas as transações foram barradas pelo Banco Central na semana seguinte, que temia os impactos de uma nova plataforma desse tipo em um app com milhões de usuários. Havia também o receio de uma concentração de mercado nas mãos da Cielo e do Facebook. Desde então, foram meses correndo atrás das autorizações necessárias, que foram dadas em março deste ano. Agora, os pagamentos no WhatsApp chegam em um momento que o Pix, solução disponibilizada pelo próprio Banco Central, já está bastante consolidada e é bem mais abrangente. A ver quais serão os próximos capítulos.