_Tecnologia

Este pode ser o site que Mark Zuckerberg criou quando tinha 15 anos de idade

Dizem por aí na interwebs que esta página de 1999 no Angelfire pertence a um Mark Zuckerberg. Sim, aquele Mark Zuckerberg, o que significa que este pode ser o primeiro site que o chefe do Facebook já criou. Se for verdade, é uma máquina do tempo para ver como pensava, aos 15 anos de idade, […]

Dizem por aí na interwebs que esta página de 1999 no Angelfire pertence a um Mark Zuckerberg. Sim, aquele Mark Zuckerberg, o que significa que este pode ser o primeiro site que o chefe do Facebook já criou.

Se for verdade, é uma máquina do tempo para ver como pensava, aos 15 anos de idade, um dos caras mais poderosos na internet atual.

É assim que o dono da página se descreve:

Oi, meu nome é… Slim Shady. Não, sério, meu nome é Slim Shady. Brincadeira, meu nome é Mark (para quem não me conhece) e moro em uma pequena cidade perto da imensa cidade de Nova York. Eu tenho 15 anos e acabei o primeiro ano do ensino médio. Eu remodelei este site para ver se talvez algum motor de busca consegue reconhecê-lo.

Ou seja, esse cara era fã de Eminem e SEO. Mas será o Zuck que conhecemos? Bem, o site tem as iniciais MEZ (provavelmente de Mark Elliot Zuckerberg). O fundador do Facebook foi criado em White Plains, uma cidade a 45 km de Nova York – a descrição acima menciona algo semelhante.

Além disso, o Motherboard descobriu que o contato de e-mail na página (Themarke51@aol.com) é uma conta antiga da AOL cuja conta principal é “ekzooks”. O que é interessante, porque esse nome de usuário vem sendo usado na Internet por um tal de Dr. Edward Zuckerberg – o pai de Mark Zuckerberg.

O site em si é um tanto constrangedor – assim como todo site há dez anos – e tem coisas que só um rapaz de 15 anos faria. Ele colocou um olho de dinossauro para dar boas-vindas no site! Ele fez algo chamado Vader Fader! Ele fez uma lista do que ama e do que odeia!

Uma página lista o que ele achava ser “o melhor”. Escolhemos as mais bacanas:

A melhor comida – Quesadillas
O melhor fader – Vader Fader by MarK
O melhor traidor – Jin Iwahara
O melhor alvo para crimes violentos – Pete
A melhor presença na web – Eu
O melhor computador – Douglas Kim
O melhor estudante – NÃO É Douglas Kim
O melhor em StarCraft – AINDA NÃO É Douglas Kim
A melhor frase do ano – Chupa essa!
A melhor citação – “Faça-se a luz” – Deus
A maior conquista da humanidade – o Laser
O mais gordo – Jesse Phallic
O melhor – Eu

Mas a página no Angelfire também é fascinante, considerando o que sabemos agora sobre Zuckerberg. Ele descreve um aplicativo Java chamado “A Web”, que conectava as pessoas umas às outras através da internet – o início de uma rede social. O Zuck de 15 anos explica:

Por enquanto, A Web é muito pequena. Esperamos que ela vá crescer e se tornar uma teia maior. Este é um dos poucos applets que exigem a sua participação para funcionar bem. Se o seu nome já está n’A Web porque alguém decidiu se conectar a você, então você pode escolher duas pessoas com as quais se conectar. Caso contrário, se você vir algum conhecido com quem você gostaria de se conectar, mas seu nome ainda não está n’A Web, então você pode entrar em contato comigo e eu conecto essa pessoa a você e coloco seu nome n’A Web. Se você não conhece ninguém n’A Web, entre em contato mesmo assim e eu coloco você lá. Para que este applet funcione, você precisa me enviar por E-Mail o seu nome e os nomes das duas pessoas com quem você gostaria de se conectar. Obrigado!

E o melhor, o jovem Zuck tinha uma seção de poesia magnética que ainda funciona. Brincamos nela um pouco:

A ferramenta de desenho em Java também é bacana. Eu estou começando a achar que esta página no Angelfire é muito mais divertida que o Facebook.

E ainda tem um visualizador interativo de moléculas, um conversor de base (decimal/binário/etc.) e até Pong! O Vader Fader, um programa que dava uma cor em gradiente para mensagens instantâneas no navegador web da AOL, não funciona mais.

Tudo parece indicar que esta página foi criada pelo Zuckerberg de 15 anos. Se Zuck realmente já se chamou de Slim Shady ou não, ter um vislumbre de como ele era aos 15 anos de idade é bem interessante.

Você pode ver mais do que pode ser o primeiro site de Mark Zuckerberg no link a seguir – mas prepare-se para usar muito o Java: [Mark’s Homepage via Hacker News]

Sair da versão mobile