_Jogos

Um “Wordle” para cada gosto: tem de futebol, palavrão e até Taylor Swift

De acertar palavras do universo Taylor Swift a deduzir equações matemáticas. Seja qual for sua vibe, existe um Wordle pra você. Veja os mais legais

Imagem: Divulgação/Missing 11

Para quem se acostumou a jogar diariamente o Wordle, Letreco e derivados, ter apenas uma palavra nova para adivinhar a cada 24 horas é pouco. Pensando nisso, o Termo, principal versão em português da brincadeira, lançou novas “modalidades” para entreter fãs por mais tempo. Hoje é possível jogar dueto e quarteto, versões do jogo em que é preciso acertar até quatro palavras simultaneamente. Se você ainda não jogou, vale a tentativa.

Mas existe um leque de opções ainda maior a explorar, para além dos mais famosos.

Surfando na onda criada pelo Wordle, diversos jogos com a mesma premissa começaram a pipocar pela internet. Há games de palavras para todos os gostos, com diferentes temáticas — do futebol ao palavrão, passando por equações matemáticas e elementos da cultura pop. Nós, do Gizmodo Brasil, separamos abaixo os mais curiosos. Veja a lista.

Wordle para maiores

O Xingo é a versão brasileira do Lewdle. A premissa, aqui é simples: acertar, em até seis tentativas, palavrões, xingamentos e demais palavras de baixo calão da língua portuguesa. Assim como no Termoo e derivados, as palavras de cinco letras são repostas a cada 24h. Ao entrar no site, uma mensagem avisa que, para usuários que ficam ofendidos com o uso de palavras chulas, vulgares e obscenas, o melhor é dar meia volta. Você pode jogar aqui — por sua conta em risco.

Reprodução/Xingo

Para fãs de sudoku

O Mathler replica o conceito do Wordle com uma pegada mais nerd. Encontrar palavras não é objetivo: em vez disso, o desafio é tentar encontrar qual a equação que corresponde a um determinado resultado. A dica do dia, dada em inglês, costuma ser sempre “encontre a equação secreta que resulta em X” — sendo X o número do dia. O desafio abusa da criatividade do jogador, que deve tentar mesclar diferentes tipos de operações para encontrar a resposta certa. Em seis tentativas, claro.

Já o Nerdlegame tem uma proposta parecida, só que o grau de dificuldade tende a ser maior, já que não há nenhuma dica dada de bandeja. Fãs de matemática precisam, na intuição, chutar uma equação qualquer e, com base nas pistas, deduzir qual a sequência do dia.

Cultura pop

Dá para tentar acertar termos e personagens de Star Wars, com o Star Wordle, ou também palavras ligadas ao universo da Taylor Swift — o Taylordle inclui músicas, álbuns ou momentos da carreira de cantora. O Wizarding Wordle, do mundo de Harry Potter e Animais Fantásticos, é a opção ideal para os fãs do bruxinho, e o Lordle of The Rings, focado no universo de Senhor dos Anéis.

Fãs de Pokémon podem usar o Squirdle para tentar acertar qual é o monstrinho do dia. Em vez de letras, as dicas são seu tipo (fogo, água ou grama, por exemplo), qual geração ele pertence (são 8, ao todo), seu peso e altura.

Tudo é contexto

O desafio do Contexto.me é descobrir a palavra secreta a partir do seu significado. Funciona assim: depois de digitar uma palavra, você verá o quão próxima ela está da resposta. Se a senha do dia é “bicicleta”, quem digitar “queijo” estará mais longe da resposta do que quem escreve “rua”. Essa proximidade foi calculada por um algoritmo que analisou milhares de textos em português. Palavras que são usadas no mesmo contexto tendem a ser mais próximas.

O desafio é encontrar, no menor número de tentativas possível, qual é a bendita palavra. Ao enviar uma tentativa, a palavra em questão ganha as cores vermelho, amarelo ou verde — para sinalizar o quão próximo você está da resposta. Não se preocupe, os chutes são ilimitados. Clique aqui para jogar.

War mundo

A proposta do Worlde — um trocadilho com o nome do jogo original — é descobrir o nome de países e cidades pelo mundo, em até seis tentativas. Simples assim.

As versões de futebol

Que tal se, em vez de palavras comuns da língua portuguesa, você tente acertar nomes de jogadores de futebol pelo mundo? O Footbl 5 exige um domínio considerável de futebol internacional, já que, muitas vezes, a senha do dia é o nome de um atleta de um time “lado B” da Europa, ou de um craque menos conhecido do passado.

Outra opção é tentar adivinhar estádios de futebol do Brasil, com o Estadi.ooo. Do Maracanã à Ilha do Retiro: o quanto você conhece os principais palcos esportivos do país? Todos os dias, uma imagem de satélite de algum estádio brasileiro é exibida, junto com uma dica sobre o local. Quem joga tem cinco chances para acertar.

Mas o exemplo mais legal da lista — e mais desafiador — é o Missing 11. A ideia é simples: adivinhar, usando a mecânica do Wordle, os nomes dos jogadores de grandes times do passado. No vídeo a que você pode assistir abaixo, o streamer Casimiro encara o desafio — e tenta relembrar quais os 11 atletas que entraram em campo pela Inter de Milão em uma partida do Campeonato Italiano de 2019. Spoiler: é bem mais difícil do que possa parecer.

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=3GIy8PRVfDI

Sair da versão mobile