_Eletrônicos

Panasonic Lumix GH3: a câmera de vídeo Full-HD que aprendeu com hackers

Toda uma comunidade de cineastas – tanto amadores como profissionais – surpreendentemente transformou a Panasonic GH2 em uma câmera de sucesso. É que, com um simples hack, você consegue usar a câmera para gravar vídeo Full-HD ultranítido a 100 Mbps ou mais. Os resultados eram espetaculares. E com a Lumix GH3, a Panasonic melhorou sua […]

Toda uma comunidade de cineastas – tanto amadores como profissionais – surpreendentemente transformou a Panasonic GH2 em uma câmera de sucesso.

É que, com um simples hack, você consegue usar a câmera para gravar vídeo Full-HD ultranítido a 100 Mbps ou mais. Os resultados eram espetaculares. E com a Lumix GH3, a Panasonic melhorou sua câmera padrão para aproximá-la do hack.

Comecemos pelos poderes de foto da nova Lumix GH3: ela tem um novo sensor micro quatro-terços de 16 megapixels, que agora consegue tirar fotos a um ISO padrão de até 12800. No passado, havia quem reclamasse do ISO alto na GH2: as imagens ficavam com muito ruído – a Panasonic diz que consertou isso na GH3. A câmera também tem um novo sistema de autofoco por contraste que promete ser um dos mais rápidos do mercado. Assim como toda afirmação de fabricante, especialmente em se tratando do autofoco, nós só acreditamos vendo.

Só que o que mais impressiona são as especificações de vídeo. A Panasonic aprendeu com os hackers e agora a GH3 consegue filmar a até 72Mbps – mais lento que o hack permitia, porém alto o bastante para capturar muito detalhe. E ao contrário de muitas outras câmeras mirrorless, a GH3 filma em 1920×1080 a até 60 quadros por segundo. Infelizmente, gravando a uma taxa de quadros maior, você fica limitado a 50Mbps.

O hardware da câmera também foi atualizado. Assim como diversas câmeras hoje em dia, a GH3 vem com Wi-Fi embutido, o que permite enviar fotos e vídeos sem fio para outro dispositivo. A Panasonic também deixou a GH3 resistente a respingos e poeira. A touchscreen móvel facilita bastante o ajuste de controles. E também há uma mira OLED eletrônica: ela deve atrair fotógrafos que não suportam usar apenas a tela LED de 3 polegadas. (Ela não tem mira ótica por ser mirrorless.)

Nós ficamos empolgados com a GH3 porque ela parece adotar quase toda boa tecnologia do mercado, desde touchscreen e Wi-Fi até especificações de vídeo melhores. Ela pesa 550g sem a lente, então considerando tudo o que esta câmera tem, seu design que imita uma DSLR é bastante eficiente. A Panasonic ainda não revelou preço nem disponibilidade, mas estamos ouvindo valores girando em torno de US$2.000 – quase o dobro da GH2. É uma pena se for verdade, mas se a câmera entregar o que promete, pode valer o dinheiro. [Panasonic GH3]

Panasonic Lumix GH3

Sair da versão mobile