Os japoneses têm acesso a smartphones finos, potentes e incríveis, como o Sharp Aquos SH-01D e sua câmera de 12MP com estabilizador, ou o Panasonic Lumix Phone 101P (com câmera de 13MP). Felizmente, a Panasonic quer compartilhar um pouco do futuro com o restante do mundo a partir do ano que vem. E mais: mostrou um protótipo ultrafino à prova d’água que deve estrear em março.

O smartphone acima é um modelo de referência para os aparelhos que virão: design ultrafino, bordas finas, tela OLED de 4,3 polegadas e resolução qHD, e resistência à água e poeira. O protótipo também tem um chip NFC atrás do logotipo na parte de trás. Ele roda Android 2.3, mas até março ele poderia rodar Ice Cream Sandwich, certo, Panasonic?

Quanto à expansão mundial da Panasonic, uma notícia ruim: eles não querem vir ao Brasil, nem à América Latina. Segundo a empresa, eles começarão a vender smartphones na Europa em março, e vão se expandir para “Ásia, China e Estados Unidos” até 2016. Uma pena. [Panasonic via The Verge via Engadget]