Ciência

Pandemia de fungo está provocando um apocalipse das bananas

O fungo é responsável pelo Mal-do-Panamá, doença que afeta o sistema vascular de bananas, resultando na morte da planta. Saiba mais.
Imagem: Fabrizio Frigeni/Unsplash/Reprodução

Nos últimos 30 anos, uma pandemia do fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense vem prejudicando a produção global de bananas. Esse fungo é responsável pelo Mal-do-Panamá, doença que afeta o sistema vascular de bananas, resultando na morte da planta.

No passado, o fungo dizimou a variedade Gros Michel, que dominou o mercado de bananas até a década de 1950. Agora, uma nova cepa do fungo, a TR4, pode causar um apocalipse na variedade de bananas Cavendish, a mais consumida atualmente.

Aliás, a Cavendish se tornou mais consumida após o fungo dizimar a variedade Gros Michel.

A história do fungo começa nos anos 1870, ganhando força no século 20. Em 1994, surge, em Taiwan, a cepa TR4 (Raça Tropical 4, da sigla em inglês), que consegue afetar bananas Cavendish.

O termo “pandemia” não é por acaso, pois a cepa do fungo se espalhou em cultivos de bananas ao redor do mundo.

Salvação

Contudo, um estudo recente, publicado na última sexta-feira (16), oferece uma pequena esperança para combater o apocalipse das bananas.

De acordo com o estudo, cientistas descobriram que essa cepa tem uma origem evolutiva diferente da variante responsável por devastar as bananas Gros Michel.

Os cientistas analisaram várias cepas do fungo através de sequenciamento genético, identificando dois genes específicos da TR4 ligados à produção de óxido nítrico. O óxido nítrico, segundo o estudo, é um fator crucial para virulência do fungo. Ao desativar esses dois genes, é possível reduzir consideravelmente a virulência do TR4.

Portanto, o estudo apresenta uma forma de coibir a ação do fungo e evitar um novo apocalipse de bananas, oferecendo uma salvação para o cultivo da variedade Cavendish.

No enanto, Li-Jun Ma, co-autora do estudo, enfatiza que é preciso diversificar o cultivo de bananas.

“Quando não há diversidade em uma fruta extremamente comercializada, ela se torna um alvo fácil para patógenos”, diz a pesquisadora.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas