Desde o final de quinta-feira, o UOL Cloud, serviço de computação na nuvem do UOL Host, está fora do ar. O UOL Cloud é semelhante ao Amazon EC2, um serviço web para realizar processamento em servidores virtuais na nuvem. O UOL responsabiliza outra empresa, a EMC, e prevê que tudo deve voltar ao normal “ao longo do dia de hoje”.

Segundo o UOL, o problema ocorreu por “um problema técnico no Storage da EMC”. A EMC é uma empresa americana que vende e aluga infraestrutura de rede e armazenamento (storage). Segundo o próprio UOL, o UOL Cloud conta “com a mesma infraestrutura utilizada pelo Portal UOL”, mas o portal não saiu do ar.

Saíram do ar, no entanto, dois sites parceiros do UOL (inclusive o Vírgula) nesta sexta, atacados pelo cracker Havittaja. Mas o UOL esclarece em comunicado que “estes sites… não [têm] nenhuma ligação com sistemas e informações do UOL”.

Há quem culpe os preços agressivos do serviço pela pane: o plano mais básico do UOL Cloud oferece servidor de 1,2GHz com 512MB de RAM, 2Mbps de banda e tráfego ilimitado a R$59 (nos primeiros três meses). O UOL, no entanto, responsabiliza apenas a EMC.

O UOL está informando seus clientes sobre o retorno do UOL Cloud através da Central de Atendimento e do Twitter. Você foi afetado? [Tecnoblog via Ranieri Pieper]

ATUALIZAÇÃO: O UOL se pronunciou novamente sobre a pane, dizendo que tudo está bem agora – e a mensalidade deste mês é por conta deles. Do Gemind:

O UOL Host esclarece que, juntamente com a EMC (http://www.emc.com), os serviços de UOL Cloud foram reestabelecidos e os servidores já se encontram disponíveis. O UOL Host irá ressarcir todos os clientes de Cloud Computing com isenção no pagamento da mensalidade.