_Tecnologia

Para assistir ao Masterchef: professor japonês cria tela de TV com sabor

O aparelho, batizado de Taste The TV (TTTV), tem tubos com sabores amargo, doce, azedo e apimentado, que emitem jatos e criam o gosto de determinado alimento

TV

Imagem: YouTube/Reprodução

Essa para quem fica com água na boca quando assiste programas culinários como Masterchef e Mestre do Sabor na TV.

Aquela velha frase “uma pena que a televisão não tenha cheiro e gosto” pode estar perto de virar realidade.

Um pesquisador da Universidade Meiji, em Tóquio, no Japão, criou nada menos que um protótipo de televisão com tela “lambível”.

Esta tela consegue assumir sabores, levando a uma experiência multissensorial para os espectadores.

Tela lambível

O aparelho, batizado de Taste The TV (TTTV), conta com um suporte com dez tubos com sabores como amargo, doce, azedo e apimentado que, ao serem combinados, emitem jatos para criar o gosto de um determinado alimento. A amostra de sabor se espalha em um filme higiênico sobre uma tela plana de TV para ser degustada pelo espectador.

Segundo o japonês Homei Miyashita, criador do produto, este tipo de tecnologia pode ajudar as pessoas a se conectarem com o mundo exterior, principalmente nestes momentos de pandemia e isolamento social.

“O objetivo é possibilitar que as pessoas tenham a experiência de algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo ficando em casa”, disse em entrevista ao Reuters.

Treinar cozinheiros

Miyashita, que também é professor na Meiji, ainda sugeriu que o aparelho possa ser usado para fins acadêmicos como, por exemplo, treinar cozinheiros ou sommeliers de maneira remota.

O pesquisador conta com uma equipe de cerca de 30 estudantes. Juntos eles produziram uma série de aparelhos relacionados com sabores, por exemplo, um garfo que faz a comida parecer mais saborosa. Entretanto, disse que construiu o protótipo da TTTV sozinho ao longo do último ano.

Demonstração

Uma estudante de Meiji fez uma demonstração de como o aparelho funciona dizendo à tela que queria provar chocolate doce. Depois de algumas tentativas, uma voz automatizada repetiu o pedido e jatos de sabor borrifaram uma amostra em uma folha de plástico.

“É doce como calda de chocolate”, afirmou a estudante. O pesquisador disse que uma versão comercial da TTTV, custaria o equivalente a cerca de US$ 875 (R$ 4.979,10).

 

Sair da versão mobile