Lasers são legais. Coisas que flutuam são legais. Aqui, temos ambos. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Aoyama Gakuin, este pequeno disco magnético levita com ímãs e é conduzido por lasers.

O disco de grafite que levita por magnetismo no vídeo acima, apesar de ser bacana, não é exatamente novidade. Ele está simplesmente equilibrado em cima de um campo magnético que o faz flutuar.

A novidade é que o laser consegue girar o disco, ou conduzi-lo em várias direções. Quando o laser atinge o disco de grafite, ele provoca uma ligeira mudança de temperatura, e a forma que isso afeta o campo magnético permite que o disco seja conduzido como um gato obcecado por um laser pointer.

Quais são as aplicações em potencial? Esta descoberta pode mudar a forma como veículos maglev são controlados, segundo os cientistas, e pode até mesmo incluir usos como turbinas movidas por óptica e sistemas de conversão de energia solar. Porém mesmo neste estágio inicial, a descoberta já é muito bacana. [Physorg via The Verge]