_Tecnologia

Para mover este disco flutuante, cientistas usam apenas lasers

Lasers são legais. Coisas que flutuam são legais. Aqui, temos ambos. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Aoyama Gakuin, este pequeno disco magnético levita com ímãs e é conduzido por lasers. O disco de grafite que levita por magnetismo no vídeo acima, apesar de ser bacana, não é exatamente novidade. Ele está simplesmente equilibrado em cima […]

Lasers são legais. Coisas que flutuam são legais. Aqui, temos ambos. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Aoyama Gakuin, este pequeno disco magnético levita com ímãs e é conduzido por lasers.

O disco de grafite que levita por magnetismo no vídeo acima, apesar de ser bacana, não é exatamente novidade. Ele está simplesmente equilibrado em cima de um campo magnético que o faz flutuar.

A novidade é que o laser consegue girar o disco, ou conduzi-lo em várias direções. Quando o laser atinge o disco de grafite, ele provoca uma ligeira mudança de temperatura, e a forma que isso afeta o campo magnético permite que o disco seja conduzido como um gato obcecado por um laser pointer.

Quais são as aplicações em potencial? Esta descoberta pode mudar a forma como veículos maglev são controlados, segundo os cientistas, e pode até mesmo incluir usos como turbinas movidas por óptica e sistemas de conversão de energia solar. Porém mesmo neste estágio inicial, a descoberta já é muito bacana. [Physorg via The Verge]

Sair da versão mobile