Para que serve aquele pequeno orifício nas janelas dos aviões

Talvez você já tenha percebido ao longo de uma viagem de avião que há um pequeno buraco na janela ao lado da sua poltrona. Mas quem colocou isso lá? Qual é a função desse pequeno orifício? Como explica o io9, ele está lá por questões de pressurização. Mas, para entender melhor a sua funcionalidade, é bom […]

Talvez você já tenha percebido ao longo de uma viagem de avião que há um pequeno buraco na janela ao lado da sua poltrona. Mas quem colocou isso lá? Qual é a função desse pequeno orifício? Como explica o io9, ele está lá por questões de pressurização. Mas, para entender melhor a sua funcionalidade, é bom saber como as janelas dos aviões são projetadas.

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Quando você viaja sentado ao lado da janela do avião, você não está próximo a um, e sim a três painéis que formam essa janela.

Na maior parte das aeronaves comerciais, as janelas da cabine dos passageiros consistem em um conjunto com três painéis – um exterior, um intermediário e um interno. Esses nomes se referem ao lugar em que eles estão posicionados em relação ao avião.

O diagrama abaixo, retirado do manual de instruções do Boeing 737, mostra a configuração da janela dos passageiros:

Diagrama mostra a configuração da janela do avião

Os três painéis são feitos com o mesmo material: o acrílico, resina sintética conhecida por sua transparência e durabilidade. Os painéis externo e intermediário são conhecidos como “estruturais”, pois estão alojados na fuselagem do avião, instalados com um selo de vedação. É o painel intermediário que recebe o orifício. O painel interno não aparece na imagem acima por não ser estrutural.

Pressão

Durante uma viagem, o avião voa pelo céu a uma altitude de aproximadamente 10.000 metros. Nesta situação, a pressão atmosférica é muito baixa para manter nosso corpo funcionando como deveria. Por isso, a pressão é mantida alta de maneira artificial dentro da cabine, e ela precisa ficar assim para não causar transtornos aos passageiros.

Mas isso causa uma assimetria entre o que acontece dentro e fora do avião. Quanto maior a diferença de pressão entre a parte interna e externa do avião, maior a tensão colocada nas várias estruturas da cabine do avião, incluindo suas janelas. Por isso, o painel externo precisa ser resistente o bastante para aguentar essa pressão.

Se ele rachar ou quebrar – o que é um evento extremamente raro – o painel intermediário funciona como reserva. Ele é menos grosso, porém é projetado para aguentar 1,5 vez a pressão normal da cabine, no caso do Boeing 737 – mesmo com o buraco.

Afinal, por que ter esse orifício? Ele está lá para permitir que a pressão entre o ar dentro da cabine e o ar entre os painéis intermediário e externo se equilibre: isso garante que a pressão da cabine durante o voo se aplique apenas ao painel externo, mantendo o intermediário inteiro e preparado para alguma emergência.

O painel interno é mais outra redundância, também projetado para manter a pressão da cabine no caso em que o painel exterior sofrer algum dano. Além disso, ele protege o painel intermediário contra arranhões e rachaduras.

Então, da próxima vez que você viajar de avião e notar a presença desse pequeno orifício ao seu lado, agradeça a ele por existir – a sua vida lá dentro seria muito mais difícil se ele não estivesse lá. [io9]

Foto: Pedro Moura Pinheiro/Flickr

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