No dia 24 de agosto de 1995, a Microsoft lançava o Windows 95 e iniciava uma nova era nos seus sistemas operacionais. Parece que foi ontem, mas não, o Windows 95 acaba de completar 20 anos de vida.

O Windows 95 foi revolucionário. Ele deu um grande salto de usabilidade no sistema operacional da Microsoft, principalmente pela inclusão do menu Iniciar, que facilitava o acesso a qualquer arquivo guardado naquele computador. O menu Iniciar se tornou tão importante que os usuários de Windows não aceitaram numa boa a sua retirada no Windows 8 e pressionaram até que a Microsoft decidiu reinventá-lo para o recém-lançado Windows 10.

Microsoft Windows 95

Lançado com uma campanha enorme e caríssima de marketing da Microsoft, o Windows 95 vendeu 7 milhões de cópias nas primeiras cinco semanas no mercado. É fácil entender o que fez ele SER tão popular: Bill Gates e cia. não economizaram nem um pouco para promover o sistema, usando a dupla Matthew Perry e Jennifer Aniston em um vídeo promocional – na época, a dupla interpretava Chandler e Rachel em Friends.

Tem uma história bem pequena envolvendo o Windows 95 que eu gosto bastante. O lendário som de inicialização do sistema foi composto por Brian Eno, um grande músico e produtor musical, que trabalhou também com David Bowie, Talking Heads e U2. Em 1996, ele explicou como criou esse som:

O pessoal da agência me pediu, “Queremos uma música que seja inspiradora, universal, blah-blah, da-da-da, futurista, sentimental, emocional,” essa lista todas de adjetivos”, e no final eles disseram, “e precisa ter 3.25 segundos de duração.”

Ele criou 84 sons até chegar ao resultado final. Se é realmente algo inspirador, universal, blah-blah, da-da-da, futurista, sentimental e emocional eu não sei, mas é algo que sempre me faz lembrar do Windows 95. E acho que era esse o objetivo? Anos depois, Eno confirmou que compôs a música em um Mac, mas isso não importa.

Outra coisa fascinante é assistir a essa reportagem do Jornal Nacional, com direito a Cid Moreira apresentando o novo sistema operacional.

Eu tive contato com o Windows 3.x, mas minha vida “digital” começou mesmo com o Windows 95, em um Pentium 133 que tinha em casa e que eu usei até 2001 (não foi nem um pouco fácil). E você? Qual a sua experiência com o Windows 95? Você chegou a usá-lo, ou só pegou a partir de outra versão do sistema operacional?

[The Verge, Gizmodo, The Next Web]