_Apple

Parceira da Apple inaugura fábrica em Taiwan para produção de chips 3nm

Fabricante de chips da Apple em Taiwan inaugurou uma nova fábrica para começar a produzir chips de 3 nanômetros em 2022.

Crédito: Getty Images

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), fabricante de chips da Apple, inaugurou uma nova fábrica para a produção de chips de 3 nanômetros no Southern Taiwan Science Park. De acordo com o Digitimes, a expectativa é que os chips comecem a ser produzidos comercialmente no segundo semestre de 2022.

O plano inicial era começar os testes de produção no final deste ano, mas a pandemia de COVID-19 acabou atrasando o cronograma para 2021.

Por enquanto, a Apple utiliza chips de 5 nanômetros, o que inclui o A14 Bionic do iPhone 12 e do iPad Air 4, e o novo M1 lançado com a próxima geração de Macs. Além da gigante da maçã, a Samsung é a única a trabalhar com os chips de 5nm.

Quanto menor o tamanho do chip, mais rápido e eficiente ele é. Para a nova versão de 3nm, acredita-se que a TSMC continuará utilizando o design FinFET (fin field-effect transistor) já adotado pela Apple. A Samsung, por outro lado, confirmou um investimento de US$ 116 bilhões para a produção de chips de 3nm com designs GAA (gate-all-around), considerados mais eficientes que o FinFET.

Segundo o Cult of Mac, a TSMC deve começar a utilizar os designs GAA apenas em futuros chips de 2 nanômetros. Porém, eles só devem começar a ser produzidos em 2024. Por enquanto, os fãs da Apple terão que se contentar com os chips de 5nm e esperar, provavelmente, até 2023 para adquirir produtos com a nova tecnologia de 3nm.

[Cult of Mac, Digitimes, MacMagazine]

Sair da versão mobile