Começou nesta quarta (5) a CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo. E o Google aproveitou o primeiro dia para apresentar uma série de novos recursos que prometem tornar sua casa um ambiente mais conectado — melhorando a integração de dispositivos inteligentes. 

Pareamento Rápido estendido 

O serviço de pareamento rápido do Google (Google Fast Pair) permite que você conecte dois aparelhos diferentes por Bluetooth. Hoje, ele funciona em fones de ouvido, caixas de som, carros e tecnologias vestíveis (wearables), como relógios. Agora, a empresa pretende estender a tecnologia a outros dispositivos como Chromebooks, televisões e até mesmo lâmpadas inteligentes. 

Desbloqueio por smartwatch 

Nada de senhas: o novo recurso do Google apresentado na CES 2022 permite que você utilize seu smartwatch para desbloquear instantaneamente seu Chromebook, smartphone ou tablet. Basta estar próximo do dispositivo e pronto, já pode acessá-lo. 

Chave digital para automóveis

Hoje, já é possível utilizar smartphones Samsung ou Pixel compatíveis para abrir, fechar e ligar carros BWM habilitados. A proposta da empresa é que, ainda no final deste ano, qualquer pessoa que tiver um aparelho com tecnologia Ultra Wideband (UWB) consiga controlar o veículo sem nem tirar o dispositivo do bolso. A chave digital poderá ser compartilhada remotamente.

Troca automática de dispositivos 

Sabe quando você está assistindo a um filme em seu notebook mas precisa tirar os fones de ouvido para atender o celular? Isso nunca mais irá te incomodar. A nova tecnologia do Google permite que o áudio transmitido em seu headset Bluetooth seja trocado automaticamente a depender do dispositivo que você está utilizando. Ou seja, se pausar o filme e atender a ligação, a voz do outro lado da chamada sairá direto no fone.

Áudio espacial

Com o áudio espacial, você terá a chance de se sentir dentro do filme. Essa tecnologia usa dados de localização da sua tela, cabeça e fone para projetar o áudio no espaço ao seu redor. O recurso apresentado na CES 2022 já existe nos AirPods, da Apple, e deve chegar nos próximos meses aos fones de ouvido do Google. 

Chromecast integrado com caixas Bose 

Hoje, já é possível compartilhar vídeos de smartphones Android em telas de computador e televisão, assim como transmitir músicas, podcasts e outros conteúdos de áudio em alto-falantes inteligentes. Agora, a tecnologia também será compatível com caixas de som da marca Bose.

Acesso remoto a mensagens com o Phone Hub

O Phone Hub permite que o usuário acesse de seu Chomebooks algumas ferramentas do próprio celular, como a função “não perturbe” ou mesmo as guias recentes acessadas no Google Chrome. A novidade é que, caso o celular esteja longe e comecem a chegar mensagens em aplicativos, elas poderão ser gerenciadas pelo computador sem necessidade de baixar os apps. Além disso, será adicionado uma nova extensão que facilita o acesso às fotos do celular diretamente pelo Phone Hub.

Mais recursos remotos com o Google Assistente

Em veículos da Volvo Cars, será possível enviar comandos de voz para aquecer e resfriar remotamente o automóvel. Os novos recursos também permitem bloquear, desbloquear ou mesmo checar a bateria de qualquer dispositivo da casa que esteja com o Google Assistente ativado. 

Android e PCs Windows

O Google está trabalhando em parceria com a Acer, Asus HP e Intel para permitir um melhor pareamento entre smartphones android e computadores com Windows. Dessa forma, será possível configurar rapidamente acessórios Bluetooth, sincronizar mensagens de texto e compartilhar arquivos via Nearby Share em dispositivos selecionados ainda este ano.