O Twitter tem feito vários esforços para tornar sua plataforma um lugar menos aterrorizante nos últimos meses, e essas medidas parecem que estão fazendo efeito. Segundo dados obtidos pela Associated Press, a rede social suspendeu 58 milhões de contas só no último trimestre de 2017.

Twitter está suspendendo mais de um milhão de contas por dia em sua expurgação mais recente
Se você está tuitando durante uma tragédia, provavelmente está espalhando notícias falsas

Questionado sobre o número, o Twitter não confirmou a cifra obtida pela AP. A companhia simplesmente encaminhou para nós dois links de blog posts desse ano — um detalhando que a companhia estava eliminando bots e um outro falando que os usuários poderiam notar a redução no número de seguidores.

Embora isso sejam muitas contas eliminadas, o Twitter informa nesses posts que boa parte das contas suspensas estava inativa há pelo menos um mês, o que significa que elas provavelmente não fazem parte da métrica de usuários mensais ativos. Ainda assim, a companhia não mostrou sinais de estar reduzindo o ritmo de limpeza de perfis. Em maio e em junho desse ano, a companhia suspendeu mais de 70 milhões. Isso é mais que 1 milhão de contas apagadas por dia. Para pessoas com muitos seguidores na plataforma, o contador de seguidores abaixou significativamente, na casa dos milhões.

A suspensão de contas no Twitter vem após a revelação de que a plataforma foi usada por uma campanha de trolls russos durante a eleição presidencial dos EUA em 2016. A empresa alega que a limpeza de contas suspeitas e inativas faz parte de um esforço para reduzir a disseminação de notícias falsas e o assédio na plataforma. Vai ser interessante notar os resultados do segundo trimestre do Twitter. No primeiro, a companhia informou que teve crescimento no número de usuários e que atingiu 336 milhões de usuários ativos mensalmente.

Embora seja positivo ver o Twitter adotando medidas para combater problemas em sua plataforma, a companhia ainda tem um longo caminho pela frente se quiser parar de ser um meio para disseminação de informações falsas.

Imagem: Getty Images