Após uma experiência malsucedida com arranha-céus, a cidade de Paris baniu esse tipo de edifício na década de 70. Quarenta e dois anos depois, a capital francesa está pronta para dar a eles uma nova chance.

Esta semana, foi aprovada a construção de um arranha-céu – originalmente rejeitado no ano passado – chamado Triangle. Ele terá 180 m de altura: em certos ângulos, ele parecerá um edifício fino e superalto; em outros ângulos, será uma enorme pirâmide que projeta uma ampla sombra (apenas no telhado dos dois edifícios baixos ao lado, aparentemente).

tour-triangle-4

O arranha-céu é projetado por alguns dos melhores arquitetos da atualidade, que venderam esta ideia alegando que o formato de vidro vai praticamente “desaparecer” no meio da cidade. Na verdade, ela é bem mais baixo que a Torre Eiffel, com seus 324 metros.

tour-triangle-6

Por que tanto receio? Bem, em 1972, Paris aprovou a construção da Tour Montparnasse, um arranha-céu com 210 m, altura bem maior que o resto da capital francesa. Infelizmente, o edifício é feio que dói: uma piada diz que ele oferece a melhor vista da cidade, pois você não tem o desprazer de ver a torre se estiver dentro dela.

É sério: dois anos após a Tour Montparnasse ser construída, Paris baniu edifícios com mais de sete andares de altura. Até então, os arranha-céus se concentravam na região da La Défense, que faz parte de cidades nos arredores da capital.

tour-triangle

Alguns diriam que o Triangle tem uma semelhança com a torre de 1973: ele é muito grande, é muito alta, e é monumental. Mas a cidade não quer repetir o erro!

“Quase tudo o que os arquitetos dizem tem uma mensagem: este edifício é invisível”, disse a revista Foreign Policy no ano passado. “Como se para reforçar essa estranha dualidade, as renderizações omitem… a bastante impopular Tour Montparnasse”.

Herzog e de Meuron (2) tour-triangle-5

É importante ressaltar que os designers deste edifício são dois dos arquitetos mais capazes hoje em dia. O Triangle foi criado pelos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron; o escritório Herzog & de Meuron passou os últimos 37 anos construindo um portfólio extenso e frequentemente incrível.

Eles são conhecidos por uma arquitetura que é completamente única para sua época e lugar, e por não se afastar do formalismo radical e monumental – é o caso deste arranha-céu em Paris com formato de cunha gigante.

Vamos relembrar alguns exemplos do trabalho deles. O Ninho de Pássaro, em Pequim, é um estádio projetado pela dupla ao lado de Ai Weiwei. Isto poderia ter sido criticado como mais outro desperdício sugador de dinheiro para as Olimpíadas, mas desde então ele se tornou um ícone da capital chinesa:

Herzog e de Meuron (6) Herzog e de Meuron (7)
Wojtek Gurak/Flickr

O Caixa Forum em Madri, Espanha, é um museu de arte que a dupla construiu usando uma central elétrica abandonada, mas histórica. A Herzog & de Meuron suspendeu o edifício em relação à superfície da rua para criar um efeito flutuante. Na parte superior, eles adicionaram um andar adicional de ferro fundido:

Herzog e de Meuron (5)
Imagen en Acción/Flickr

Temos também o 1111 Lincoln Road, em Miami Beach (EUA), um estacionamento projetado pela Herzog & de Meuron que se tornou um espaço para eventos muito popular para casamentos, festas e afins:

瑞士建築師 Herzog & De Meuron - 邁阿密商業中心停車場 1111 Lincoln Road瑞士建築師 Herzog & De Meuron - 邁阿密商業中心停車場 1111 Lincoln Road
準 建築 人 手札 網站 Forgemind/Flickr

Se eles conseguiram criar um estacionamento atraente, acho que eles podem fazer o mesmo para um arranha-céu.

Herzog & de Meuron fazem parte de uma minoria de arquitetos contemporâneos que conseguiram evitar o design de “gênero”, fenômeno em que os clientes pedem para um arquiteto projetar um edifício que se parece com um de seus sucessos do passado, obrigando-o a restringir a amplitude de seu trabalho.

Todos os edifícios acima são diferentes e únicos para seus locais, e mesmo se você os odiar, eles são projetados com uma quantidade incrível de cuidados.

Paris está recebendo um edifício que poderia ser um desastre – a partir das renderizações, alguns afirmam exatamente isso sobre o Triangle – mas ele está sendo criado por arquitetos que têm um histórico estelar de transformar projetos estranhos e cheios de restrições em uma arquitetura verdadeiramente impressionante.

Imagens por tour-triangle.com/Herzog & de Meuron