_Curiosidades

Parque alemão fecha brinquedo que se parece com duas suásticas gigantes

Vídeo do brinquedo que se parece com duas suáticas gigantes causou polêmica nas redes sociais, levando o parque de diversões alemão Tatzmania a fechá-lo.

GIF: Euronews/YouTube

Uma nova atração em um parque de diversões alemão recentemente causou surpresa nas redes sociais por seu design bizarro. Agora, o brinquedo, chamado Adlerflug (ou “Vôo da Águia”), será encerrado depois de tantas pessoas apontarem o óbvio: ele se parece com duas suásticas gigantes.

A atração foi aberta em julho no parque de diversões Tatzmania, no sudoeste da Alemanha, mas as suásticas giratórias só se tornaram virais em 3 de agosto, depois que um post no Reddit em alemão apresentou um vídeo do brinquedo.

Rüdiger Braun, o diretor do parque, pediu desculpas pelo brinquedo e insistiu ao jornal local Bild que: “Nós não notamos que as gôndolas estão na forma de uma suástica. Não estava óbvio nos desenhos do fabricante”.

Braun teria proposto implementar três “águias rotatórias” no brinquedo em vez de quatro, que, segundo ele, “resolveria esse problema.”

“Gostaria de enfatizar que gostaria de pedir desculpas de todas as formas a todas as pessoas que se sentem incomodadas e ofendidas pelo nosso design”, disse Braun à European Broadcasting Union, segundo a emissora alemã DW.

O brinquedo foi fabricado na Itália, embora não esteja imediatamente claro qual empresa foi responsável pelo design da suástica, nem se o design foi intencionalmente feito para se parecer com o famoso símbolo nazista.

Como se as suásticas não fossem suficientes, até o nome da atração deveria ter levantado suspeitas. Algo como o “Voo da Águia” pode parecer inocente para outros países, mas a águia tem uma longa história na iconografia nazista. A águia nazista, mais comumente vista segurando uma suástica, é uma imagem popular entre os neonazistas do século 21.

O vídeo da atração está disponível no YouTube.

As exibições públicas de suásticas são proibidas na Alemanha e podem ser punidas com até três anos de prisão, embora não haja relatos de que o parque de diversões enfrentará qualquer ação do governo.

“Foi sensato o operador reagir tão rapidamente”, disse Michael Wehner, um oficial do governo, ao jornal Telegraph. “Exibir símbolos proibidos é um crime e, cedo ou tarde, alguém teria entrado com um processo”.

Sair da versão mobile