_Uber

Passageiros e motoristas da Uber poderão gravar áudio no app para relatar incidente

Funcionalidade chamada U-Áudio permite que tanto passageiros como motoristas gravem áudio durante viagem para relatar algum tipo de incidente.

Aplicativo da Uber em frente a um táxi de Londres

Getty Images

No ano passado, durante o evento Uber Destino 2019, a Uber apresentou uma série de medidas de segurança, e agora elas estão chegando aos poucos ao Brasil. A mais nova funcionalidade, que passa a funcionar nesta segunda-feira (10) em algumas localidades, permite que motoristas e passageiros possam gravar um arquivo de áudio para relatar um incidente.

Num primeiro momento, o recurso chamado de U-Áudio funcionará em cinco cidades brasileiras: Salvador (BA), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Sorocaba (SP) e Uberlândia (MG). A empresa diz que vai avisar aos motoristas e passageiros das localidades selecionadas sobre a disponibilidade da nova ferramenta.

Você pode estar perguntando: por que diabos esta ferramenta para gravar áudio é importante para mim? Bom, segundo a Uber, a ideia é fazer com que a companhia entenda melhor incidentes que ocorrem durante as viagens que deixaram incomodados passageiros ou motoristas — isso pode ser particularmente útil em situações de assédio contra mulheres. Após a captação do áudio, ele é criptografado e pode ser enviado à Uber em anexo com uma reclamação.

Este tipo de gravação, segundo a companhia, poderá ser usada em algumas situações como prova para desligar um passageiro ou um motorista da plataforma.

A gravação ficará no aparelho da pessoa, mas, durante testes da plataforma, o arquivo deve ser apagado do dispositivo em uma semana.

Como usar o recurso de gravação de áudio da Uber

Durante uma corrida, basta ir na função Recursos de Segurança e escolher Gravar Áudio.

Na interface do passageiro, terá um botão “Iniciar”.


GIF com interface de gravação de áudio do passageiro. Crédito: Uber

 Enquanto para o motorista, ele deverá clicar em um botão Avançar para começar o processo.


Gif com interface de gravação de áudio do motorista. Crédito: Uber

A funcionalidade é mais uma das iniciativas da empresa de tornar as viagens mais seguras para passageiros e motoristas. Durante o Uber Destino 2019, a companhia apresentou novas formas de autenticar motoristas para evitar fraudes, um sistema de código para que passageiros saibam exatamente o carro em que devem entrar, além de um recurso que envia uma notificação para o passageiro quando houver alguma anormalidade (por exemplo, um carro ficar parado por muito tempo).

Sair da versão mobile