_Animais

A explicação de cientistas para este pássaro que virou meme ao fitar intensamente seu reflexo

Alcaravão australiano intrigou funcionários de uma empresa, e foto do animal se encarando na vidraça viralizou nas redes

Todos gostamos de nos admirar no espelho de tempos em tempos, mas tem um pássaro na Austrália que parece ter desenvolvido uma fixação deveras doentia, olhando seu próprio reflexo por horas a fio enquanto aparentemente alheio aos seus arredores. É bem engraçado, mas deveríamos nos preocupar com esse amigo de penas?

• O primeiro anfíbio fluorescente já descoberto é muito fofo
• Estas são as espécies mais incríveis que os EUA encontraram em seu último mergulho

Conforme noticiado na ABC News, o pássaro, um alcaravão australiano, foi fotografado no início desta semana do lado de fora de um prédio na Universidade Queensland. O fotógrafo, Nick Wiggins, da ABC News, publicou a imagem no Twitter, e ela rapidamente viralizou. O pássaro gerou uma série de memes e até sua própria página no Facebook.

“Todos já estivemos nesta situação.”

Caitlin Raynor, voluntária na Wildcare Australia, colocou um cartaz no vidro que dizia: “Sou um alcaravão. Estou bem. Só gosto de me encarar no vidro.” Conforme ela contou à ABC News, esse é um comportamento bastante estranho, mas comum para essa espécie em particular. De fato, o alcaravão australiano é conhecido por seu comportamento de obsessão com seu reflexo.

Em janeiro, outro alcaravão fitou por horas uma vidraça em Brisbane. Oficiais da Wildlife contaram aos preocupados funcionários do escritório que, por seu noturno, o pássaro fica hipnotizado por seu próprio reflexo durante o dia. Os funcionários foram avisados de que ele voaria para longe ao pôr do Sol, o que ele fez, mas o pássaro continuava voltando. Cidadãos preocupados do prédio ao lado deixaram um pote de água para a ave fascinada. Às vezes, ela ficava tão exausta que se sentava sobre suas coxas.

(“Quando são 9 da manhã e você ainda não está pronto para encarar o mundo”)

Kevin J. McGowan, biólogo do Laboratório de Ornitologia Cornell, diz que essa é uma variação de outro comportamento incomum: pássaros brigando com seu próprio reflexo. “Pássaros não reconhecem seu reflexo como eles mesmos, mas acham que é um outro pássaro. Cardeais-do-norte são particularmente conhecidos por atacarem a si próprios em vidros ou espelhos de carros.

Meu senhorio tinha um par de cardeais que passavam horas, ao longo da temporada de reprodução no ano passado, brigando com o cardeal que eles tinham certeza que habitava o espelho retrovisor de seu carro.” McGowan diz que o alcaravão australiano é, geralmente, um pássaro esquisito, na maior parte das vezes uma ave costeira noturna, de áreas abertas, altamente camuflável e que se esconde à vista durante o dia, ficando parado.

(“Quando é que meu reflexo vai mostrar quem eu sou por dentro?”)

“Portanto, a parte de ficar de pé, encarando, é perfeitamente normal para eles. Não se sabe muito sobre seu comportamento social, então não sei exatamente o que esse pássaro quer fazer com o ‘outro’ alcaravão”, contou McGowan. Os cientistas dizem que a melhor coisa a se fazer ao encontrar esses pássaros vidrados em seu próprio reflexo é deixá-lo sozinho. Eventualmente, eles saem do encanto. Mas se isso se tornar um problema persistente, há soluções, como cobrir o vidro com pôsteres para se livrar do reflexo do pássaro.

(“Tive um alcaravão vigiando meu escritório por um mês. Tivemos que cobrir todo o vidro para ele ir embora.”)

O que, no caso de um alcaravão australiano, foi exatamente o que precisou ser feito.

[ABC News]

Imagem do topo: Facebook/The Bush Stone Curlew of QUT Kelvin Grove

Sair da versão mobile