
Passo a passo: como ativar a função antienjoo no iPhone
A Apple implementou um recurso que promete maior conforto ao usar o iPhone em veículos em movimento. Destaque no iOS 18, a função “Indícios de Movimento de Veículo” tem como objetivo garantir que os usuários tenham uma experiência livre de enjoos e náuseas quando precisarem checar o celular durante viagens.
Na prática, o recurso consiste na exibição de pontos móveis nas laterais para diminuir a dissonância sensorial. É ela que causa mal-estar durante a visualização de conteúdos, especialmente em meios de transporte rodoviários, como carros, vans e ônibus, por exemplo.
O enjoo decorrente do movimento ocorre quando os olhos recebem informações de que o indivíduo está parado enquanto o sistema de equilíbrio do ouvido interno reconhece constantes estímulos de que o corpo está, na verdade, em movimento.
O que muita gente não sabe é que a funcionalidade dos iPhones já está ativa e disponível para todos os dispositivos compatíveis com o iOS 18. O processo de ativação leva pouco menos de um minuto. Além disso, ele não requer que o usuário tenha conhecimento muito avançado sobre as configurações do sistema da maçã.
Confira como ativar o recurso “antienjoo” da Apple
- O primeiro passo é entrar em “Ajustes” do sistema iOS;
- Em seguida, role a lista de configurações até encontrar a opção “Acessibilidade”;
- Após selecionar “Acessibilidade”, toque sobre a opção “Movimento”;
- Depois, toque em “Mostrar Indícios de Movimento do Veículo”; e
- Na página seguinte, toque em “Ativado” para ligar a função imediatamente — ou em “Automático” para que ela seja acionada apenas quando o smartphone detectar movimento e veículo.
É importante destacar que os pontos não interferem em capturas ou gravações de tela. Isso significa que, mesmo que o recurso esteja ativado no momento das capturas, elas não ficarão visíveis no resultado final.
O recurso é especialmente útil para quem gosta de ler durante viagens um pouco mais longas.
No entanto, quando o assunto é a visualização de vídeos em plataformas como YouTube ou TikTok, a função pode não ser muito eficaz. Isso porque a quantidade de elementos é muito maior e a movimentação de cada um deles é imprevisível.