_iPad

Patente da Apple mostra iPad com recorte na tela e modo paisagem como padrão

Patente da Apple registrada em 2016 e divulgada recentemente mostra uma ideia de um iPad com recorte na parte horizontal da tela.

Um iPad com recorte na tela pode estar a caminho. Ou talvez não. Ilustração: USPTO

Patentes não são projetos finais de produtos, mas trazem uma ideia do que uma empresa está pensando para o futuro. Uma patente recém-liberada da Apple sugere que a empresa finalmente reconhece que a maioria das pessoas usa o iPad no modo paisagem, deslocando a câmera frontal e os sensores Face ID para o lado horizontal. O problema é que um diagrama mostra que esses componentes ficariam em um recortezinho na tela.

A patente, registrada em agosto de 2016, foi inicialmente identificada pela Patently Apple. O documento em si destaca um plano para adicionar uma câmera frontal e potencialmente outros componentes a uma das bordas horizontais em um iPad.

No resumo, a patente observa que “a área inativa pode ter uma camada de tinta preta ou outro material de máscara para bloquear a visualização dos componentes internos. A área ativa pode ter uma abertura que contém uma região isolada da área inativa, ou pode conter um entalhe ou outro recuo no qual uma parte da área inativa se sobressai.”

Entalhes (ou recortes na tela) são polêmicos. Algumas pessoas não dão a mínima para eles e superaram completamente a questão. Outros vão reclamar por um tempo absurdamente longo se eles são realmente necessários.

Em 2018, essa foi uma questão real no iPhone X. Como naquela ocasião, parece que esse entalhe proposto para o iPad é um meio para atingir um fim, a função moldando a forma. Talvez também seja um sinal de que a Apple está pronta para perceber que definir o modo retrato no iPad como padrão é estúpido, considerando que a maioria das pessoas o usa como dispositivo de mídia.

A mudança para o modo paisagem padrão também faz parte da política da empresa de posicionar o iPad como um dispositivo de trabalho secundário. Há algumas semanas, a Apple anunciou um novo iPad Pro com um Magic Keyboard que prioriza o modo paisagem em vez de retrato para que ele possa funcionar como um laptop. Se esse for o futuro dos iPads, faria mais sentido colocar uma câmera e um sensor FaceID na borda horizontal.

Dito isto, a patente observa que a adição de um entalhe na câmera é apenas uma das muitas possibilidades,. Não seria mais inteligente evitar uma segunda rodada de ÓDIO contra o notch? Isso tanto é verdade não parece haver diferença de largura em nenhuma das telas do iPad Pro. Sem mencionar que pouparia aos desenvolvedores de aplicativos a dor de cabeça de fazer ajustes para acomodar um novo design totalmente desnecessário.

É verdade que existem coisas muito mais sérias para ficar triste atualmente, até porque as patentes não são definitivas. Mas é tanta notícia ruim que ficar com raiva de um negócio tão bobo parece um bom jeito de aliviar o estresse.

Sair da versão mobile