Se os rumores estiverem certos, poderemos ver óculos de realidade aumentada da Apple em algum momento de 2020. Pior que este tipo de boato acaba sendo ratificado por um registro recente de patente, no qual a Apple descreve um “dispositivo montado na cabeça como um sistema de opacidade ajustável”.

Originalmente registrada em abril de 2018, a patente da Apple detalha um aparelho montado na cabeça que pode ter uma tela transparente e fornece “imagens para o usuário através de um acoplador óptico”.  Agora, isso pode ser qualquer coisa, desde um par de óculos inteligentes até algo mais próximo do headset de realidade virtual do Google, Daydream, que foi recentemente descontinuado. Dito isso, a descrição da patente parece sugerir algo com um formato de óculos mesmo.

No resumo da patente, a Apple descreve que o fone de ouvido pode incluir uma “camada de opacidade ajustável”. Essa camada estaria dentro das lentes e usaria luz ultravioleta para controlar a transparência da lente. Isso poderia bloquear ou diminuir a luz para aumentar o contraste entre imagens projetadas e objetos do mundo real. Basicamente, a Apple está descrevendo algo semelhante às lentes fotossensíveis.

O problema com os óculos inteligentes atuais, como o Focals by North, é que as imagens projetadas podem ser difíceis de se ler em áreas com muita luz. Usei um par de Focals durante um dia ensolarado e não consegui ver nada até colocar um clipe de óculos de Sol. Uma camada de opacidade ajustável pode potencialmente resolver esse problema, além de eliminar a necessidade de comprar outro acessório.

A patente também faz referência a uma fonte de luz em potencial que pode ativar seletivamente a camada de opacidade ajustável. Também menciona um sistema de rastreamento de olhar, possibilidade de usar uma câmera, bem como uma câmera frontal para captar imagens do ambiente de um usuário.

Qual a possibilidade de vermos isso refletido em um par de óculos de realidade aumentada da Apple? Bem, é difícil dizer. As empresas de tecnologia registram patentes o tempo todo, e nem toda tecnologia patenteada vira um produto final. Dito isso, parece cada vez mais provável que veremos um par de óculos de realidade aumentada da Apple no próximo ano. Embora não tenha havido menção das ambições de realidade aumentada da Apple no evento do iPhone no mês passado, um desenvolvedor espertinho conseguiu ver no código iOS 13 uma arquitetura para usar som estéreo com realidade aumentada — uma grande dica de que a Apple está trabalhando mesmo num gadget do tipo.

Enquanto isso, em 2017, rumores confiáveis davam conta que a Apple planejava ter um fone de ouvido pronto até 2019, com uma data prevista para entrega em 2020. Mesmo assim, há uma chance de o fone de ouvido inicial ser exclusivamente para desenvolvedores — afinal, é difícil de vender um novo produto se não houver aplicativos matadores para acompanhá-lo.