Um homem foi preso esta semana por causa de um recente assalto a banco, depois que seu cartão de crédito, usado para alugar um patinete elétrico, o ligou à cena do crime.

O patinete elétrico é a maior invenção recente da história da humanidade
Patinetes elétricos têm feito várias pessoas parar no hospital com ferimentos nos EUA

O jornal Austin American-Statesman noticiou na sexta-feira que o incidente ocorreu em Austin em 18 de dezembro, quando um homem encapuzado se aproximou de uma funcionária do caixa de uma agência do BBVA Compass e lhe entregou uma nota exigindo dinheiro. Ele conseguiu fugir com o dinheiro, mas não antes de ser visto com um patinete, de acordo com o jornal:

A polícia reviu imagens de vídeo, que mostravam um homem cujas roupas combinavam com as descrições do suspeito feitas por testemunhas. Ele pilotava um patinete da Jump na calçada, indo em direção contrária ao banco. Os investigadores enviaram à Uber, proprietária da Jump, uma intimação solicitando as informações da conta do patinete, que havia sido usado nas ruas Sixth e Guadalupe.

Em cooperação com as autoridades, a Uber entregou o número de telefone, informações de cartão de crédito e e-mail de Luca Mangiarano, de 19 anos de idade. De acordo com o Statesman, imagens de vigilância obtidas a partir da residência de Mangiarano parecem se encaixar no perfil do indivíduo capturado nas imagens do assalto ao banco, e os dados de localização do celular mostraram seu dispositivo na área no momento do incidente. Mangiarano foi acusado de roubo mediante ameaça.

“Nós apreciamos o trabalho do Departamento de Polícia de Austin que, neste caso, levou à prisão deste indivíduo”, disse um porta-voz da Uber ao Gizmodo em uma declaração por e-mail. “Nós cooperamos plenamente com as autoridades da lei e continuaremos a fornecer qualquer informação que possa ser útil em suas investigações.”

Os patinetes elétricos estão tomando cidades por todo o país, e as histórias de seu uso em atividades criminosas também. Um ladrão em Indianapolis teria fugido em um patinete da Bird depois de roubar um homem em sua casa em setembro, e outro patinete da Bird teria sido usado em um incidente de roubo de telefone em Baltimore no mês de dezembro.

Pelo visto, a bandidagem também concorda que ele é a maior invenção recente da humanidade.

[Austin American-Statesman via The Verge]