E se o carregador de smartphone que você usa todo dia fosse mais do que um simples plugue de tomada? E se ele fosse secretamente um PC completo com Windows? Bem, neste caso você deve ter um Quanta Compute Plug.

Este plugue de tomada inteligente foi apresentado durante a Computex 2015. Ele não é o primeiro PC do tipo que vimos, mas talvez seja o menor deles. Em um primeiro momento, ele não é nem um pouco diferente de um adaptador AC, mas, com duas portas USB e uma saída HDMI, ele ainda tem potência o suficiente para rodar confortavelmente o Windows 10.

Em um primeiro momento, não parece nada diferente de dongles HDMI como o Intel Compute Stick, mas o plugue tem algumas vantagens. Para começar, ele consegue captar energia a partir de uma tomada, enquanto esses dispositivos HDMI dependem de uma TV. O mais importante, no entanto, é como o usuário faz para controlar: Nick Parker, da Microsoft, diz que o Compute Plug pode ser controlado por voz, usando a Cortana em parceria com um controle remoto ou headset Bluetooth.

Quer um? É bom esperar sentado: não há informações sobre disponibilidade nem preço por enquanto, nem mesmo das especificações internas do dispositivo. [TechRadar]