Em celulares com touchscreen, a moldura ao redor da tela é inevitável, senão você quase sempre vai ativar a tela sem querer. Mas a Apple acredita que poderia usar esse espaço para uma “borda inteligente”, pelo que podemos ver destes registros de patente descobertos pelo site PatentlyApple. A nova borda seria quase como uma segunda tela, dando uma resposta visual e notificações dependendo de qual app esteja sendo usado no momento.

Um registro de patente tem peso, porque vem da própria Apple e indica o futuro dos aparelhos da empresa. As notificações na borda poderiam variar de acordo com o app utilizado, com a orientação do aparelho, e você poderia ligar ou desligar as notificações. As imagens do registro de patente mostram um iPhone, mas o iPad poderia receber a borda inteligente também: como explica a PatentlyApple, “o iPad não é mencionado só porque não existia na época do registro”.



Basicamente, a borda seria usada para notificações – algo que Androids e BlackBerries têm há anos – mas seria algo bem além de uma luzinha. Imagino que implementar algo assim iria precisar de mais bateria – e a Apple preza pela duração de bateria – então talvez esta função não chegue tão cedo. Ou talvez nunca chegue: já sabemos que patentes da Apple raramente viram realidade. [PatentlyApple via Macrumors]