Peixe com chifre é encontrado na China e vira o “unicórnio do mar”
Uma equipe de cientistas da província chinesa de Guizhou encontrou recentemente o que já foi batizado de “unicórnio do mar”. Trata-se de um peixe raro que habita cavernas escuras de uma região montanhosa da China.
Um estudo publicado no final de janeiro na revista científica ZooKeys por cientistas da Universidade Normal de Guizhou descreveu a nova descoberta como um peixe de escamas incolores pela falta de pigmentação, além de olhos pequenos — que apontam para uma quase cegueira — e, o mais inusitado: um chifre característico saindo da testa, como o lendário unicórnio.
Batizado Sinocyclocheilus longicornus, ele tem entre 10 e 14 cm de comprimento. Veja sua aparência na imagem abaixo.
O S. longicornus pertence a um gênero de pequenos peixes semelhantes às carpas que só são achados na China. A maioria das mais de 70 espécies de Sinocyclocheilus vive na escuridão em pequenos “poços” no mar.
Segundo o estudo, nem todos os Sinocyclocheilus possuem chifres. Alguns, por exemplo, desenvolveram uma cegueira total, num processo chamado de “evolução regressiva”, quando uma espécie vai perdendo características ao longo das gerações.
Para que serve o chifre?
Os pesquisadores chineses acreditam que a visão precária do “unicórnio do mar” é compensada por minúsculos bigodes usados para “tatear” no escuro do seu habitat. Também não sabem ao certo a utilidade do chifre, mas acreditam ter algo a ver com a navegação neste ambiente sem luz — outras espécies que vivem em locais mais claros não apresentam essa característica.
Os 15 “unicórnios do mar” analisados no estudo agora divulgado foram resgatados no dia 3 de maio de 2021. Eram todos machos adultos e estavam em uma “piscina” de 1,8 m de largura com 0,80 m de profundidade. Não havia luz na caverna, localizada em Hongguo, província de Guizhou, que fica numa altitude de 2276 m.
Leia também no Giz Brasil: Maior peixe de água doce do mundo é pescado no Cambodja.