_Natureza

Os peixes-pênis encontrados na praia da Califórnia são, na verdade, vermes

Na semana passada, a praia de Drakes Beach, na Califórnia, foi invadida por peixes-pênis que, apesar do nome, são vermes com aparência de pênis humano. 

Foto: Corinne Fuchs/iNaturalist

Na semana passada, a praia de Drakes Beach, na Califórnia, foi invadida por criaturas nada convencionais: peixes-pênis. Apesar do nome, eles são, na verdade, vermes com aparência de pênis humano. 

Quem os avistou pela primeira vez foi um homem chamado David Ford. Ele estava andando pela praia quando viu gaivotas se alimentando de centenas desses vermes hospedeiros, medindo cerca de 25 centímetros, cujo nome científico é Urechis caupo. Para descobrir o que eram essas coisas, Ford procurou a Bay Nature, uma organização que ajuda a identificar organismos.

Foi então que o biólogo Ivan Parr explicou que o “peixe-pênis” é um verme marinho da família Urechidae, ou “hospedeiro gordo”. Ele acredita que centenas deles foram encontrados mortos na praia devido à uma tempestade. Essas criaturas costumam viver em regiões de areia mole, ou seja, próximos à costa – o formato de pênis é exatamente para que elas possam cavar e se locomover com facilidade na terra. O problema é que as chuvas fortes podem acabar destruindo seus lares e eles acabam sendo levados para a praia, deixando-os expostos aos perigos terrestres. 

Lontra-marinha se alimentando de um peixe-pênis. Foto: James Maughn (iNaturalist)

Da mesma forma que tem acontecido com outras espécies, as mudanças climáticas têm colocado os organismos cada vez mais em risco. Elas tornam, por exemplo, as tempestades costeiras mais frequentes e podem causar ondas cada vez maiores. Parr observa, no entanto, que esses eventos climáticos talvez não prejudiquem os peixes-pênis em si, mas os caranguejos, moluscos, camarões, vermes e gobies (um tipo de peixe minúsculo) que vivem em suas tocas. 

“Para cada hospedeiro gordo que você vê morto na praia, significa que há grandes chances de 3 a 5 organismos terem ficado sem abrigo”, disse Parr ao Gizmodo

[Vice]

Sair da versão mobile