O Android vem enfrentando recentemente um sério problema de pirataria de aplicativos, e agora o governo americano se envolveu na história. Ontem, o Departamento de Justiça americano anunciou que bloqueou três populares sites de downloads ilegais para Android: Applanet, Appbucket e Snappzmarket chegaram ao fim.

É curioso pensar que o Departamento de Justiça fecha frequentemente sites nos EUA por questões de propriedade intelectual, mas que essa seja a primeira vez que eles tenham ido atrás de apps móveis com direitos autorais. O método de investigação das acusações é basicamente o mesmo utilizado para casos de sites de música: com a ajuda do FBI, investigadores baixam “milhares de cópias piratas de apps para aparelhos móveis”. Ao confirmar que tratam-se de cópias ilegais, fechar os domínios baseados nos EUA requer apenas uma ordem judicial. Quando os sites estão hospedados fora do país, os americanos juntam “parceiros” para utilizar leis internacionais e derrubá-los.

A pirataria é obviamente um problema sério para desenvolvedores de apps, já que muitos deles trabalham em empresas pequenas, mas o eficiente sistema de derrubar sites do Departamento de Justiça americano é um pouco assustador. Esperamos que a mensagem tenha ficado clara. [Departamento de Justiça via Slashdot]