Todos nós sabíamos que a versão militar do Hummer estava no fim da linha, mas não necessariamente tão rápido. De acordo com o Tenente-General Edgar Stanton, poucas baixas e a introdução de novos modelos acabou diminuíndo a necessidade de mais veículos novos. Apenas 8.000 (apenas?) serão fabricados esse ano, sem planos para o futuro. Mas há duas boas alternativas mais adequadas para a guerra.

O primeiro é o Joint Light Tactical Vehicle, ou JLTV. Vários protótipos estão sendo desenvolvidos pela BAE Systems, finalista no programa de substituição do Humvee. Esses veículos possuem casco em forma de V, para proteger contra explosões de minas, e todos possuem mais blindagem que um Humvee básico, portanto não precisam receber ainda mais proteção.

O segundo, e nosso favorito, é o M-ATV, versão menor do MRAP, projetado para passar por cima dos terrenos mais acidentados, mesmo em lugares como o Afeganistão. Com suspensão totalmente independente, motor V8 diesel com turbocharger e uma torre armada, nós não mexeríamos com ele.

por Matt Hardigree

[DefenseTech.org]

(crédito das fotos: PETER MUHLY/AFP/Getty Images)