_Streaming

Perguntamos a um filosófo sobre o romance polêmico e multiversal de Loki

O relacionamento de Loki e Sylvie no MCU levanta algumas questões filosóficas sobre relacionamentos multiversais

Loki

Imagem: Disney+/Marvel

Ao final do quarto episódio de Loki, O Evento Nexus, o Deus da Mentira e Sylvie ficaram pasmos com sua última descoberta sobre os Guardiões do Tempo que supervisionavam a Autoridade da Variação do Tempo (AVT). Em um momento muito dramático, a dupla compartilhou um olhar bastante intenso, cujo significado não foi explicado até o final de Loki.

Atenção! Os próximos parágrafos contém spoilers de Loki.

Em um exemplo de escolha da história de Loki se repetindo, Por Todo Tempo. Sempre. colocou Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sophia Di Martino) em uma situação bastante semelhante a O Evento Nexus, mas o final terminou com pelo menos uma das variantes obtendo o que realmente queria em sua busca para encontrar quem está por trás da AVT. Embora Sylvie sempre tenha sido bem clara sobre seu desejo de derrotá-los, quando ela tenta fazer exatamente isso depois que ela e Loki conhecem “Aquele que Permanece” (uma variante de Immortus/Kang interpretado por Jonathan Majors), Loki tenta impedi-la. Naquele momento, Loki e Sylvie estavam sendo verdadeiros consigo mesmos – com ele sendo tentado pela oferta de “Aquele que Permanece” de abrir mão do controle sobre a Linha do Tempo Sagrada, e com ela sendo decidida em seu desejo de vingança.

Mas, além de tentar argumentar com Sylvie sobre porque eles podem querer considerar a oferta, Loki também tenta convencê-la a ver que ele tem o melhor interesse no coração, estabelecendo que ele tem algum tipo de sentimento romântico por ela com um beijo. Houve alguma especulação sobre se Loki se apaixonou por sua variante na preparação para o final da primeira temporada, e agora que foi confirmado, houve alguma discussão sobre como devemos ver o relacionamento de Loki (e potencialmente, Sylvie).

Embora os dois não sejam tecnicamente irmãos, sua “mesmice” multidimensional levantou questões sobre se um romance entre eles poderia ser considerado incestual, ou, pelo menos, o MCU abordando o tropo “autocentrado” que é bastante comum em fanfictions do gênero. Claramente, a equipe criativa da Marvel e de Loki estava interessada em provocar o público com a ideia de Loki ficar com “ele mesmo” – ou alguém semelhante a ele – mesmo que apenas por algumas das implicações morais e filosóficas. Mas, para realmente desvendar um pouco do que o final de Loki serviu, pensamos em perguntar ao Christian P. Haines, um filósofo e professor assistente de inglês na Penn State University.

Quando falamos com Haines por e-mail, ele explicou como muitos aspectos de Loki – tanto como uma figura na mitologia nórdica quanto na mídia da Marvel – são expressões de transgressão e ultrapassagem de limites que são ainda mais complicadas em uma série como Loki, que também toca no conceito do eu individual. Antes de quebrar a dinâmica de Loki e Sylvie, Haines enfatizou que é importante entender Loki como uma figura foi definida pelo desejo de subverter as estruturas de poder às quais ele está conectado.

“É importante notar que Loki (e certamente Loki da Marvel) é representado não apenas como um trapaceiro, mas como um estranho, ou pelo menos alguém que é apenas parcialmente aceito”, disse Haines. “Então, há uma maneira pela qual, como um estranho, Loki se propõe a queimar a ordem das coisas, mexer com o poder, geralmente minar um status quo que o vê como inferior.”

Imagem: Disney+/Marvel

O fato de Loki ser um intruso desempenhou um grande papel na contextualização de seus delírios megalomaníacos de grandeza nos filmes, séries e quadrinhos da Marvel. O personagem diz isso no primeiro episódio de Loki, quando ele parece se abrir com Mobius sobre porque ele fez as coisas que fez no passado. Sobre a questão de saber se Loki, Sylvie e realmente qualquer uma das outras variantes têm uma verdadeira identidade compartilhada, Haines explicou que a resposta é complicada por causa de como a linha entre o Eu e o Outro – a linha que estabelece a identidade de alguém – é nem sempre linear.

Além disso, Haines apontou, as pessoas mudam. “Eles se transformam por causa de experiências ou porque mudam papéis sociais ou por causa de vários outros fatores”, disse Haines. “Mas o problema é ainda mais profundo, porque muito de como traçamos uma linha entre eu e não-eu, o eu e o outro, envolve questões pessoais, sociais e políticas carregadas.”

Apesar de muitas das variantes do Loki terem o mesmo nome e conjuntos de poder geral, suas experiências e perspectivas drasticamente diferentes são moldadas por suas realidades individuais. Isso torna difícil vê-los como realmente sendo as “mesmas” pessoas, em oposição a diferentes iterações em um conceito multiversal semelhante. A ideia de que Sylvie e Loki pelo menos são semelhantes o suficiente para tornar seu beijo um tanto controverso é persistente, porém, e algo que Haines observou não foi exclusivo de Loki.

“Acho que muito do fascínio com o transporte incestuoso (os irmãos em Supernatural vêm à mente) é que as pessoas ficam entusiasmadas com a transgressão que isso representa”, disse Haines. “Neste ponto, esses tipos de fantasias de fãs são tão prevalecentes que é difícil imaginar que os produtores e escritores não estejam mexendo com eles.”

Imagem: Disney+/Marvel

Mesmo que essa não fosse a intenção da sala dos roteiristas Loki, você pode olhar para uma figura como Loki – uma pessoa que se deleita com o caos e a reviravolta das normas sociais – vendo a intimidade física com outra versão de si mesmo como uma espécie de ato subversivo que cheira a tabu para o público casual. O que vale a pena contemplar, disse Haines, não é o incesto, mas sim como o beijo de Sylvie e Loki foi a personificação desse tipo de transgressão. “Em outras palavras, a questão é menos, ‘isso conta como incesto’ e mais ‘o que aconteceria se essa regra social realmente básica fosse afrouxada?’”, disse Haines.

“A civilização entraria em colapso? O caos perturbaria o multiverso? Ou as coisas seriam praticamente as mesmas, exceto que não tomaríamos como garantidas até mesmo as regras sociais e culturais mais básicas? Isso me parece uma proposição muito Loki: não uma revolução, realmente, mais uma ironia amarga que solapa as suposições auto-sérias sobre a natureza humana ou o que significa ser ‘civilizado’”.

É provável que tudo isso seja destruído até certo ponto na segunda temporada de Loki, que vai aumentar após o momento de angústia desta temporada e, presumivelmente, com o que quer que Loki faça com o Doutor Estranho e a Feiticeira Escarlate em Multiverso da Loucura. Mas mesmo que o beijo não acabe sendo explicado como uma tentativa de Loki de contrariar as normas sociais por meio do amor-próprio, Haines pensa que definitivamente fala sobre a possibilidade de mudança no futuro de Loki.

“Às vezes, dormir com a versão de você de outra dimensão é uma maneira de se lembrar de que você poderia ter (e ainda poderia ser!) Uma pessoa muito diferente”, disse Haines. “Tudo isso para dizer que Loki é um trapaceiro porque ele não está disposto a deixar a sociedade ou a filosofia prendê-lo a um único eu.”

Todos os episódios de Loki estão disponíveis na Disney+.

Sair da versão mobile