_Ciência

Personagens da DC são mais curvilíneas do que as mulheres mais buscadas no Pornhub

Usando dados corporais reais e fictícios, um novo estudo americano quantificou a hipersexualização de personagens dos quadrinhos.

Mulher Maravilha

Imagem: DC Comics/Divulgação

Não é novidade que os corpos dos personagens dos quadrinhos são exagerados. Ombros largos, peitorais definidos e cinturas finas são traços comuns nos super heróis a que somos apresentados desde a infância. 

De toda forma, ainda não havia um estudo que comprovasse toda essa idealização. Agora, pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York compilaram medidas de personagens da Marvel e DC Comics e compararam com dados corporais reais de homens fisiculturistas e atrizes pornô buscadas no PornHub.

Os resultados foram publicados em um artigo científico da Evolutionary Behavioral Sciences.

Marvel e DC Comics foram as marcas escolhidas por representarem mais de 60% dos quadrinhos comercializados nos Estados Unidos. 

Os homens da DC Comics possuem altura média de 1,85 e pesam cerca de 100 quilos. Além disso, possuem uma proporção cintura-ombro de 1,90. Os personagens da Marvel possuíam maiores proporções de cintura-ombro e pesavam cerca de 10% mais. 

Já a altura das mulheres da DC Comics ficava em torno de 1,73, com um peso médio de 60,8 quilos. A proporção cintura-quadril (ou seja, a relação entre as medidas do busto e bumbum) delas é de 0,625. As personagens da Marvel eram quase idênticas em altura e peso, porém as mulheres da DC eram mais curvilíneas. 

Os pesquisadores compararam os dados àqueles de figuras hipermasculinas e hiperfemininas da vida real. Para isso, coletaram informações das mulheres mais pesquisadas no Pornhub e de vencedores de competições de fisiculturismo. 

As mulheres do Pornhub tinham uma altura média de 1,64 e pesavam cerca de 53,5 quilos. A proporção cintura-quadril delas era de 0,687. Os cientistas também utilizaram dados de mulheres americanas do National Center for Health Statistics. A proporção média de cintura-quadril delas, a efeito de comparação, era de 0,881 — longe do considerado “ideal”.

Os corpos dos fisiculturistas eram bem semelhantes aos representados em personagens da DC, com altura média de 1,79 e 100 quilos. A proporção cintura-ombro era de 1.953. O que mais achou a atenção dos pesquisadores é que os corpos da Marvel demonstrados nos quadrinhos ultrapassam até mesmo os fisiculturistas campeões, sendo padrões fisicamente impossíveis de serem atingidos. Ou seja: para ter um abdome trincado como o do Superman, só tendo super poderes mesmo.

Sair da versão mobile