
Pesquisa aponta qual o medicamento mais eficaz para emagrecer
Um novo estudo revelou que a tirzepatida (Mounjaro) proporciona 47% mais perda de peso do que a semaglutida (Ozempic e Wegovy) em pessoas com obesidade e sem diabetes. Esta é a primeira comparação direta entre ambos em pessoas sem diabetes tipo 2.
A pesquisa, publicada no New England Journal of Medicine, foi patrocinada pela Eli Lilly & Company, fabricante da tirzepatida.
No experimento, 751 adultos com idade média de 45 anos receberam 10 mg ou 15 mg de tirzepatida ou 1,7 mg ou 2,4 mg de semaglutida em injeções semanais. Isso durante 72 semanas. Nesse período, os participantes que tomaram tirzepatida perderam em média 20,2% do peso corporal. Enquanto a perda média de peso com a semaglutida foi de 13,7%.
O peso corporal médio inicial das pessoas era de 113 quilos, com um IMC (índice de massa corporal) médio de 39,4 e circunferência da cintura média de 118 centímetros. Além disso, cerca de metade do grupo também tinha duas ou mais condições de saúde relacionadas à obesidade.
Resultados da redução de peso com tirzepatida e semaglutida
Como resultado, a redução média na circunferência da cintura foi de -18,4 cm com tirzepatida e -13,0 cm com semaglutida. Ou seja, 42% maior para o primeiro. Já 19,7% dos participantes do grupo tirzepatida reduziram pelo menos 30% do peso corporal, em comparação com 6,9% no grupo semaglutida. Portanto, a probabilidade de atingir a meta de redução de peso foi 2,8 vezes maior com a tirzepatida.
Ademais, a redução de peso foi cerca de 6% menor em homens do que em mulheres em ambos os tratamentos.
Com os dois remédios, também houve maiores melhorias nos fatores de risco cardiometabólico conforme a perda de peso, incluindo na pressão arterial e nos níveis de gordura e açúcar no sangue. Por outro lado, os efeitos adversos mais comuns para ambos os medicamentos do estudo foram gastrointestinais (leves a moderados), principalmente durante o aumento da dose.
“Embora seja uma molécula única, a tirzepatida ativa farmacologicamente dois receptores metabólicos, GIP e GLP-1, que apresentam expressão e função sobrepostas e não sobrepostas”, explicou o Dr. Louis J. Aronne, líder da pesquisa. “Essa atividade de duplo agonismo da tirzepatida pode contribuir para a maior perda de peso observada com a tirzepatida do que com a semaglutida, um monoagonista utilizado no estudo atual.”