_Ciência

Pesquisadores descobrem bactéria que produz ouro puro

O ouro que você vê na foto acima não foi encontrado em um rio ou numa mina: ele foi produzido por uma bactéria que, de acordo com pesquisadores da Michigan State University, pode sobreviver em ambientes extremamente tóxicos e criar pepitas de ouro de 24 quilates. Ouro puro. Esta criatura vai nos salvar da crise […]

O ouro que você vê na foto acima não foi encontrado em um rio ou numa mina: ele foi produzido por uma bactéria que, de acordo com pesquisadores da Michigan State University, pode sobreviver em ambientes extremamente tóxicos e criar pepitas de ouro de 24 quilates. Ouro puro.

Esta criatura vai nos salvar da crise global? Claro que não, mas pelo menos ele pode tornar um pouco mais ricos os responsáveis pelo estudo: Kazem Kashefi, professor-assistente de microbiologia e genética molecular, e Adam Brown, professor-adjunto de arte eletrônica e intermídia. Se não for pelo ouro, será pela descoberta.

Kashefi e Brown criaram um laboratório compacto que utiliza a bactéria Cupriavidus metallidurans para transformar cloreto de ouro, um líquido tóxico que se encontra na natureza, em 99,9% de ouro puro.

De acordo com Kashefi, eles estão fazendo “alquimia microbiana” ao transformar “algo que não tem valor em um metal precioso sólido que é valioso”. Na verdade, o material tóxico que eles usam custa dinheiro – menos do que o ouro, mas custa.

A bactéria é extremamente resistente a este elemento tóxico. Na verdade, ela é 25 vezes mais forte do que se pensava anteriormente. A fábrica compacta dos pesquisadores – que recebeu o nome “A Grande Obra do Amante de Metal” – contém as bactérias, que recebem cloreto de ouro como alimento dos pesquisadores. Em cerca de uma semana, as bactérias fizeram o seu trabalho, processando o material tóxico em metal precioso. Os pesquisadores acreditam que este processo acontece normalmente na natureza.

Então, sim, basicamente, a Cupriavidus metallidurans pode comer toxinas e excretar pepitas de ouro.

Parece que os alquimistas medievais estava procurando a Pedra Filosofal – elemento mágico que poderia transformar até chumbo em ouro – no lugar errado. Não é um mineral: é uma bactéria. [Michigan State University]


O laboratório de ouro criado por Kashefi e Brown. Ele contém as bactérias e a porcaria tóxica que serve de alimento para elas.


Este é a Cupriavidus metallidurans em ação, comendo as toxinas e produzindo ouro.

Sair da versão mobile