_Aplicativos

Versão completa do Photoshop deve chegar aos iPads em 2019

A Adobe está trazendo a “versão completa” do Photoshop disponível nos desktops para o iPad, e outros aplicativos da empresa podem seguir o mesmo caminho, de acordo com uma reportagem da Bloomberg. • Adobe está desenvolvendo ferramenta para detectar imagens que foram Photoshopadas • 7 ferramentas online gratuitas para dar um tapa em suas fotos […]

A Adobe está trazendo a “versão completa” do Photoshop disponível nos desktops para o iPad, e outros aplicativos da empresa podem seguir o mesmo caminho, de acordo com uma reportagem da Bloomberg.

• Adobe está desenvolvendo ferramenta para detectar imagens que foram Photoshopadas
• 7 ferramentas online gratuitas para dar um tapa em suas fotos sem Photoshop

O veículo noticia que “a versão completa do app do Photoshop para o iPad” está a caminho, e o anúncio oficial é esperado para acontecer em outubro durante a conferência anual da Adobe, chamada MAX. Um lançamento final deve acontecer em algum momento de 2019, caso não aconteça nenhum imprevisto.

A Adobe aparentemente está retrabalhando a interface do aplicativo para tornar mais fácil utilizá-lo em dispositivos com telas touch, em vez de simplesmente fazer uma portabilidade do software de desktop para o iOS.

Você ainda poderá usar o aplicativo de desktop clássico como quiser. O aplicativo redesenhado será oferecido “juntamente” com a versão tradicional do Photoshop, pelo menos inicialmente. A Adobe também está trabalhando em versões touch de seus outros softwares, como o Illustrator – muito embora esse aplicativo ainda esteja “longe de ser lançado”, segundo a Bloomberg.

Trazer uma versão completa dos produtos da Adobe para o iPad será uma grande vantagem para quem já assina o serviço Creative Cloud, que permite utilizar os apps da empresa em macOS, Windows, iOS e Android.

Atualmente, os apps mobile da Adobe não são tão poderosos quanto as versões para computadores, mas parece que a companhia está planejando se tornar menos dependente das versões para desktop para lidar com o trabalho pesado. São boas notícias para fãs de tablets. Quem não deve estar feliz é a concorrência, ou a Microsoft.

A Microsoft acaba de anunciar o Surface Go, um tablet de US$ 400 que roda Windows 10 e pode ser transformado em um laptop com um case com teclado. A intenção do dispositivo é bater de frente com outros notebooks e tablets de baixo custo oferecidos pela Apple e Google. A vantagem de rodar o Windows 10 atualmente é muito clara: ele consegue rodar apps desktop (como Photoshop).

Mas essa vantagem aos poucos está indo embora, já que as marcas estão aos poucos adotando estratégias multiplataforma e aproveitando a vantagem de dispositivos mobile cada vez mais poderosos. Agora precisamos nos perguntar se a Microsoft está preocupada com o fim gradual da vantagem que teve sobre iPads e Chromebooks.

Imagem do topo: Alex Cranz (Gizmodo)

Sair da versão mobile