A proporção áurea explica o comportamento estranho deste pião oval

Um físico criou um ovo giratório que tem um comportamento bastante peculiar - e a explicação para isso está na proporção dourada.

Se você procura um acessório elegante, único e divertido que vai melhorar a mesa do seu escritório – algo mais classudo do que um pássaro sedento, e menos conhecido do que um Pêndulo de Newton – é o PhiTOP o brinquedo que você está atrás.

>>> Os mitos e verdades sobre a proporção áurea

Seu criador, Kenneth Brecher, prefere pensar nele como um “brinquedo filosófico” que “faz para o momento angular o que o Pêndulo de Newton faz para o momento linear.” Brecher é um professor de física e astronomia com um duradouro interesse na ciência de girar as coisas, sejam elétrons e prótons, ou planetas e estrelas no universo – e também piões. Quando seu PhiTOP gira horizontalmente, ele se levanta até uma certa posição antes de retornar a onde estava dois a três minutos depois – um comportamento surpreendentemente contra-intuitivo, a não ser que você tenha um bom conhecimento em física.

No ano passado, Brecher começou a fazer experimentos com diversos objetos ovais para ver quais eram mais interessantes da perspectiva do giro. “Em relação a interessante quero dizer que, quando giro de uma posição horizontal, eles levantam rapidamente, se mantêm eretos, giram a uma velocidade diferente, e então cuidadosamente param em uma posição estática horizontal,” ele escreveu na descrição do Kickstarter. “Descobri que esses objetos com uma proporção maior do que 2 para 1 não vão levantar e girar de maneira estável; os com proporção menor do que 1.4 exibem um comportamento errático e menos impressionantes visualmente, além de menos interessantes.”

piao-fisica-2No fim das contas, ele usou o chamado elipsoide prolato, especificamente os com proporção comprimento-para-largura de cerca de 1.6 – que, por sinal, é a chamada proporção áurea (também conhecida como “proporção divina“, designada pela letra grega phi): 1.618. É por isso que o brinquedo giratório recebeu o nome de PhiTOP.

Brecher conseguiu levantar mais de US$ 11.000 no Kickstarter para financiar a produção do PhiTOP, e a primeira versão do brinquedo de alumínio foi enviada a tempo do Natal para os apoiadores. Se você não estava entre os sortudos que já receberam o brinquedo, a segunda versão está prevista para algum momento entre janeiro e fevereiro deste ano.

Enquanto isso, saboreie este pequeno vídeo sobre a física de piões que Brecher fez no ano passado para acompanhar uma apresentação que ele deu em uma conferência sul-coreana de arte e matemática:

[Via Lost at E Minor]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas