A câmera é um dos principais componentes de um smartphone e um dos principais critérios de muita gente na hora de escolher qual aparelho comprar. Então, quanto mais informações tivermos sobre a qualidade das fotos, melhor.

Tudo o que você precisa saber sobre o novo Samsung Galaxy Note 9
[Review] Google Pixel 3: um outro jeito de fazer um baita smartphone

O DxOMark é um dos principais sites de avaliações de câmeras. Ele tem um ranking de smartphones, e essa classificação acaba de se tornar ainda mais completa, com uma pontuação específica para câmeras frontais. Segundo os primeiros testes com a metodologia DxOMark Selfie, as melhores câmeras frontais disponíveis no mercado hoje estão no Google Pixel 3 e no Samsung Galaxy Note 9.

Os dois aparelhos conseguiram atingir 92 pontos no teste — é uma vantagem considerável sobre o terceiro colocado, o Xiaomi Mi Mix 3, que marcou 84 pontos. O top 5 ainda tem o iPhone XS Max, com 82 pontos, e o Galaxy S9+, com 81.

Vale observar, porém, que vários dos smartphones com as melhores pontuações em suas câmeras principais ainda não tiveram suas câmeras de selfie avaliadas. É o caso, por exemplo, de Huawei P20 e iPhone XR.

Como a pontuação é composta por oito quesitos de foto e sete de vídeo, uma pontuação idêntica para duas câmeras não quer dizer que as duas câmeras são iguais, pois as notas em cada parte do teste podem ser completamente diferentes.

“Apesar de alcançar a mesma pontuação geral, há muitas diferenças entre as duas câmeras frontais, o que significa que os consumidores devem dar uma olhada em nossos relatórios detalhados para descobrir qual modelo é mais adequado para suas necessidades”, diz o comunicado.

No caso do Galaxy Note 9 e do Pixel 3, o DxOMark explica:

A relação entre ruído por detalhes também é muito diferente entre as duas câmeras, com o Pixel 3 vencendo apenas sob condições típicas de iluminação interna e com pouca luz. Os resultados de imagem das duas câmeras são excelentes, mas o Google enfatiza muito a textura e os detalhes e, portanto, aceita algum ruído nas imagens do Pixel 3, enquanto os engenheiros da Samsung optaram por uma imagem mais limpa e fizeram alguns sacrifícios em termos de detalhes.

Além disso, o Note 9 leva a melhor em vídeo, enquanto o Pixel 3 se sai melhor em fotos.

Especializada em testar câmeras profissionais, câmeras compactas e lentes, a DxOMark foi criada há dez anos, e testa smartphones desde 2012. O site desenvolveu uma metodologia diferenciada para seu teste de câmeras frontais.

A avaliação inclui pontos bem específicos dessas câmeras, como fidelidade no tom de pele, exposição da face e preservação de detalhes do rosto. Há até mesmo um quesito bokeh, que avalia a profundidade de campo e o recorte do rosto em fotos com este efeito, e um teste usando pau de selfie.