Cansada da ATI mandar no cenário das placas de vídeo, a Nvidia está aparentemente revidando com a sua própria super-empilhada GTX295, que é basicamente duas placas gráficas GTX 200 coladas.

Com sua apresentação aguardada para a CES, a GTX 295 (cujo nome de solteira é GTX260 GX2) é de fato composta por duas placas de circuito impresso e cada uma tem uma placa de vídeo GTX 200, 240 shaders unificados, barramento de memória de 448 bits e memória DDR3 de 896MB. Em outras palavras, ela é totalmente escandalosa e requer 289W de energia, então espero que você tenha uma fonte do tamanho de um beemonte.

O preço, apesar de ser desconhecido, provavelmente será proporcionalmente monstruosa, esmagando a sua carteira. Como ela é projetada para superar a Radeon HD 4870 X2 da ATI, ela provavelmente estará na mesma faixa de preço, algo um pouco além de 500 dólares (nos EUA, lógico). Talvez ela chegue um pouco mais barata, já que a atual placa de vídeo high-end da Nvidia, a GTX 280, está ligeiramente abaixo de 400 dólares no momento. Vamos só ver como será, mas será só pra ver: eu não poderei arcar com isto mesmo….

Ah, e a primeira pessoa que perguntar “será que ela roda Crysis?” será banida. Não estou brincando. [Expreview via X-bit Labs]